John Malkovich considera Manoel de Oliveira "uma força da Natureza"

O celebrado ator norte-americano - e amante de Lisboa - visitou os estúdios da rádio pública, conversou um pouco com a Antena3 e deixou grandes elogios ao realizador Manoel de Oliveira, com quem trabalhou em várias ocasiões.

José Paulo Alcobia, Antena3 /

Mais do que um ator, John Malkovich representa uma figura incontornável da cultura popular. Quando o encontrámos nos estúdios de rádio da RTP, foi impossível não pensar nele como personagem presente e omnipresente no filme fetiche de Spike Jonze Queres ser John Malkovich?.

Para além dos vários filmes que está a apresentar no Lisbon&Estoril Film Festival, revela também no átrio principal do Casino Estoril a última exposição fotográfica do amigo Sandro Miller, intitulada Malkovich, Malkovich, Malkovich (website em língua inglesa), em que serve de modelo na reprodução de retratos de figuras icónicas do último século.

Na conversa com o ator, surgiu o nome do grande mestre do cinema português, Manoel de Oliveira, com quem trabalhou em O Convento, Vou para Casa e Um Filme Falado. “O Manoel é alguém que considero ser uma força da natureza, um homem brilhante”, sublinhou Malkovich. Os dois homens do cinema estiveram para trabalhar uma quarta vez, mas questões de agenda impossibilitaram o aprofundamento da relação artística.

Sobre Lisboa, o ator confessou-se surpreendido por o terem homenageado com a chave de ouro da cidade. Este reconhecimento sublinha o facto de ele “ter sido um bom embaixador da capital ao longo dos anos”.

Lisboa e o Teatro Nacional de São Carlos são também o pano de fundo do último filme de Malkovich, chamado Variações de Casanova, inspirado nas memórias de Giacomo Casanova. O ator explica que a ideia partiu do produtor Paulo Branco, após terem visto no teatro de Versailles a ópera que inesperadamente se transformou em filme.

Quanto a projetos para o futuro mais imediato, daqui a três semanas John Malkovich segue para Praga, onde vai filmar com Michael Apted um pequeno papel em Unlocked.

Ouça aqui:
PUB