John Woo acredita na internacionalização dos épicos chineses
Taipé, 14 Jan (Lusa) - O realizador John Woo disse hoje que o seu primeiro filme em língua chinesa em 16 anos provará que um épico sobre a China pode agradar a audiências de todo o mundo.
As declarações de Woo surgem quando ultima a versão internacional de "Red Cliff" para distribuição nos Estados Unidos.
O épico, que custou 80 milhões de dólares foi dividido em duas partes, num total de cinco horas, para a exibição asiática. Um único filme de duas horas e meia será apresentado no resto do mundo.
Nascido em Hong Kong, John Woo está confiante em relação ao sucesso internacional do seu filme, depois dos bons resultados da primeira parte nos cinemas da Ásia.
"Este filme provará que a história da China pode interesar a qualquer audiência internacional", disse Woo. "Críticos e distribuidores europeus elogiaram o filme como o maior épico da história recente da China".
A história do filme passa-se no tempo dos Três Reinos, há cerca de 1800 anos.
A primeira parte de "Red Cliff" foi distribuída na Ásia em Julho e já fez mais de 100 milhões de dólares, incluindo 50 milhões no Japão e 47 milhões na China.
John Woo começou a sua carreira no cinema de Hong Kong, com filmes hoje lendários como "Hard boiled" ou "The Killer", ambos com Chow-Yun-fat, tendo depois passado a filmar em Hollywood, onde dirigiu actores como John Travolta, Nicolas Cage e Jean-Claude Van Damme.
O seu filme "Face Off" é considerado pela crítica como um marco no cinema de acção.
CMJ.
Lusa/Fim