Joias de Elizabeth Taylor vão a leilão

As 30 mais importantes joias de Elizabeth Taylor, com diamantes, pérolas, esmeraldas, rubis, safiras e outras pedras preciosas, estão avaliadas em 30 milhões de dólares (21 milhões de euros) e compõem a coleção privada mais notável de que há registo. Vão a leilão em dezembro.

RTP /
O 'Diamante Elizabeth Taylor', de 33,19 quilates, foi a primeira joia oferecida por Richard Burton à actriz, a 16 de maio de 1968 DR

A estrela de Hollywood, que morreu em março aos 79 anos, disse que os três amores da sua vida foram Mike Todd, Richard Burton e as suas joias. E as joias, na sua grande maioria, foram oferecidas pelos seus outros dois amores.

Mark Brown, jornalista do The Guardian, conta que Elizabeth Taylor recebeu joias nos seus oito casamentos, nas inúmeras estreias de cinema, depois das vitórias das partidas de ténis de mesa e às terças-feiras, porque sim. Richard Burton, com quem casou duas vezes, oferecia-lhe diamantes "por estar um belo dia". Esta quinta-feira, a casa de leilões Christie's anunciou que os presentes serão vendidos em duas sessões dia 14 de dezembro, em Nova Iorque.

A obsessão da atriz pela joalharia está bem documentada através de entrevistas e fotografias. Estarão disponíveis anéis, brincos, colares, broches, tiaras e muito mais. O presidente da Christie's, Marc Porter, disse ao The Guardian que a venda irá "cativar o mundo dos leilões" e garantiu que esta "é, sem dúvida, a maior coleção particular de joias reunidas num só lugar."

Uma das joias mais conhecidas da coleção é o enorme "Diamante Elizabeth Taylor", a primeira joia que Richard Burton lhe ofereceu, em 1968. Tem 33,19 quilates, está avaliado entre 2,5 e 3,5 milhões de dólares e a atriz usava-o praticamente todos os dias.

"O meu anel dá-me uma estranha sensação de beleza. Com os reflexos de vermelho e branco e azul e roxo, e assim por diante, na verdade, é como se sussurrasse feliz, na sua espécie de vida", disse uma vez.

"A única palavra que Elizabeth sabe em italiano é ‘Bulgari'"
Também na coleção, segundo reporta o periódico britânico, está um conjunto de esmeraldas da Bulgari, oferecidas pelo ator, - o colar, o anel, a pulseira e os brincos - e compradas na loja da Via Condotti, em Roma, durantes as filmagens do filme ‘Cleópatra'. O então namorado da atriz terá insinuado numa entrevista que "a única palavra que Elizabeth sabe em italiano é ‘Bulgari'".

Oferecidos por Burton e disponíveis na coleção estão ainda um rubi vermelho de um milhão de dólares que foi o presente do Natal de 1968, três anéis de diamantes pequenos conhecidos como "Os Diamantes Ping-Pong" que valem entre cinco e sete mil dólares e foram ganhos numa aposta, e o pendente com o diamante "Taj Mahal" do século que foi o presente do seu 40º aniversário.

A peça com maior valor histórico é um colar - La Peregrina - que contém uma das pérolas mais importantes do mundo: a maior e mais simétrica, perfeitamente cortada em forma de pera. Foi descoberta no início de 1500 no Golfo do Panamá e foi dada por Filipe II de Espanha como presente de casamento à sua mulher Mary Tudor. Mas Espanha perdeu-a em 1808 quando Napoleão Bonaparte invadiu o país. A joia foi depois vendida por Charles Louis Napoleon (Napoleão III) ao Segundo Marquês de Abercorn e manteve-se na família até 1969, quando Burton a comprou num leilão por 37 mil dólares e a ofereceu a Elizabeth no Dia de São Valentim.

No leilão vão ser vendidas ainda peças associadas a filmes específicos da atriz e inúmeros presentes do também seu marido Mike Todd, de quem nunca se divorciou (Todd morreu um ano depois de casar com Elizabeth). No seu livro de memórias de 2002, ‘My Love Affair With Jewelry' (‘O Meu Caso Amoroso Com As Joias'), Elizabeth descreveu toas as peças e disse que "nunca, nunca pensei nas joias como troféus. Estou aqui para cuidar delas e amá-las. Quando eu morrer vão a leilão. Tenho esperanças que consigam um ótimo lar."


Tópicos
PUB