Jonathan Littell vence Goncourt com "Les bienveillantes"

O Goncourt, o mais prestigioso prémio literário francês, foi hoje atribuído ao escritor norte-americano Jonathan Littell pelo romance "Les Bienveillantes".

Agência LUSA /

Já no passado dia 26 de Outubro, a obra de Littell fora distinguida com o Grande prémio de romance da Academia Francesa.

"Les Bienveillantes", um livro de mais de 900 páginas escrito directamente em francês, narra a confissão de um antigo oficial das SS nazis.

Há apenas dois meses, Littell, 39 anos, era um perfeito desconhecido do público.

Publicado pela Gallimard, o romance foi o grande acontecimento editorial da "rentrée" em França, com mais de 200.000 exemplares vendidos.

Nascido em Nova Iorque, filho do jornalista e escritor norte- americano Robert Littell, especialista em romances de espionagem, Jonathan estudou em França e completou a sua formação em universidades norte-americanas.

"Les Bienveillantes" tinha sido acolhido com comentários elogiosos da maioria dos críticos.

PUB