Jornalista César Princípe lança `Correio Vermelho`
Porto, 22 Abr (Lusa) - O jornalista César Príncipe lança quinta-feira, no Porto, um livro de poemas da sua autoria, intitulado `Correio Vermelho`, que também assinala a estreia da Seara de Vento, a nova chancela da editora Arca das Letras.
A obra, que será apresentada na Casa Sindical, marca o regresso do autor à poesia, depois de ter editado na década de 60 as obras `Loucura no Deserto` e `Verdura nos Papiros`, que mereceram elogios de Miguel Torga e Fernando Namora.
O seu novo livro de poemas, segundo disse hoje à Lusa a editora, "acentua a marca dos afectos, memórias e opções de quem considera que a literatura não dispensa a exaltação de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Álvaro Cunhal, Salgueiro Maia ou a denúncia de poderes, circunstâncias e doutrinas".
Nesse sentido, tomando como bandeira a obra `A poesia está na rua`, de Sofia de Mello Breyner Andersen, César Príncipe "repudia as modas que expulsaram o social do literário, oferecendo uma poesia formalmente e tematicamente amadurecida e inovadora".
A editora Arca das Letras pretende com a nova chancela Seara de Vento reabrir uma linha de intervenção nos géneros da poesia, ficção e ensaio.
FR.