José A. Palma Caetano vence Grande Prémio de Tradução

O professor catedrático José A. Palma Caetano recebe sábado à tarde no Centro de Congressos de Lisboa o Grande Prémio de Tradução, no valor de 3.750 euros, pela tradução de "Extinção" de Thomas Bernhard.

Agência LUSA /

O prémio, que será entregue pelo presidente do Pen Clube, Casimiro de Brito, é referente a obras publicadas em 2004, sendo atribuído conjuntamente pelo Pen Clube Português e pela Associação Portuguesa de Tradutores (APT) e totalmente financiado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

O júri que distinguiu o professor da Universidade de Viena foi constituído pelo escritor Almeida Faria, Casimiro de Brito e Annabela Rita, da APT.

Palma Caetano tem outras obras de Thomas Bernhard traduzidas, nomeadamente "Fazedor de teatro" e "Antigos mestres".

Thomas Bernhard nasceu na cidade holandesa de Heerlen em 1931, filho de um agricultor austríaco.

Fez os seus estudos secundários em Salzburgo (Nordeste da Áustria) e seguiu cursos de violino, canto e musicologia.

Autor teatral celebrado e encenado em diversos países, publicou um ciclo autobiográfico e uma novela considerada a sua obra- prima, "Perturbação".

O seu último romance foi "Auslochung" ("Extinção"), que surgiu no mercado em português com chancela da Assírio & Alvim, em 2004.

Bernhard morreu em 1989 e foi sepultado na Áustria, sem alardes, como era sua vontade.

José A. Palma Caetano, 74 anos, é doutorado em germanística pela Universidade de Viena.

Em 1965 fundou em Viena o Clube dos Amigos de Portugal, actualmente Sociedade Austro-Portuguesa que tem por objectivos o intercâmbio entre as duas culturas e visa construir um Centro Português na capital austríaca.

É membro da Sociedade Internacional Thomas Bernhard e consultor da sua Fundação.

Em termos editoriais, além de vasta colaboração em estudos, colectâneas, jornais e revistas nacionais e estrangeiros, organizou a edição bilingue do livro "Um laço de amizade entre Portugal e Áustria" (2006) e é autor de "Reisew¸rterbuch portugiesisch" (1982), "Vidigueira e o seu concelho. Ensaio monográfico" (1994) e "Onde a terra sabe a sol" (1988), entre outros.

PUB