José Luís Peixoto sobre Saramago: "Não deixou ninguém indiferente"

por RTP

O autor José Luís Peixoto deu vida a José Saramago na sua obra "Autobiografia" (2019). "Se colocar José Saramago no centro de um romance foi, por um lado, uma ousadia (...), por outro lado também é, claramente, uma homenagem", declarou em entrevista ao Telejornal da RTP.

Para Peixoto, José Saramago "foi alguém que não deixou ninguém indiferente, não só com a sua obra mas também com a sua presença, o seu ativismo".

Questionado sobre como Saramago poderá chegar a gerações mais novas, o autor diz continuar a acreditar no livro físico. "Creio que um dos melhores espaços para nós homenagearmos um escritor é realmente uma biblioteca", e Saramago "é um autor que deve muito às bibliotecas", por lá ter feito muita da sua formação.

"Eu sinto que o livro continuará a viver enquanto existir características desse objeto que não são realmente suplantadas ou substituídas por outros veículos. E ainda não estamos nesse ponto", acredita.

Se tivesse oportunidade de falar uma vez mais com Saramago, José Luís Peixoto mostrar-lhe-ia "o impacto e a vida que a sua obra continua a ter".
pub