José Saramago destaca Gonçalo M. Tavares na nova geração de escritores

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 20 Nov (Lusa) - José Saramago, distinguido com o Nobel da Literatura em 1998, vê o escritor Gonçalo M. Tavares como o melhor da nova geração e crê que o escritor poderá conseguir o prémio dentro de algumas décadas.

Em Portugal "há quem esteja à espera do Nobel antes de eu o ter alcançado e continue à espera", afirmou o escritor, entrevistado pela Efe.

No panorama literário espanhol, Saramago, 86 anos, destacou o nome de Gonzalo Torrente Ballester como alguém que não teve o reconhecimento que merecia.

Dos escritores portugueses, salientou Gonçalo M. Tavares como expoente de uma nova geração com "imaginação, invenção, gosto pelo idioma e pela palavra".

Na entrevista, a propósito do lançamento em espanhol do livro "A Viagem do Elefante", Saramago considerou que o romance surge da imaginação e não da vivência e mostrou-se crítico em relação ao fenómeno da "literatura light".

"O que conta não é tanto a experiência, o que conta é a imaginação, a capacidade de inventar", disse realçando que "isso é literatura".

Saramago afirmou-se ainda um admirador de Franz Kafka, "um grande escritor do século XX", e de Jorge Luis Borges, criador da "literatura virtual", com histórias sem relação com a realidade.

EO.


pub