Jovens atores portugueses procuram um lugar em projeto europeu

Coimbra, 20 jun (Lusa) - Quarenta jovens atores portugueses realizaram no domingo, em Coimbra, audições para participarem no projeto europeu École des Maîtres, que junta artistas de cinco países diferentes numa experiência de formação e criação "intensa".

Lusa /

Na tarde de domingo, cerca de 40 atores, com idades entre os 24 e os 34 anos, subiram ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, para conseguirem ficar entre os quatro portugueses selecionados para participar no projeto École des Maîtres.

O projeto europeu, criado nos anos 1990, tem como representante português o TAGV, juntando este ano jovens atores de Portugal, Croácia, França, Itália e Bélgica, que vão estar durante cinco semanas num projeto de formação e criação com a encenadora e cineasta brasileira Christiane Jatahy (criadora convidada da edição deste ano).

Todos os que procuram uma participação têm formação profissional ou superior e experiência, quer no teatro quer na televisão ou cinema, tornando a tarefa do júri "bem difícil", disse à agência Lusa o diretor do teatro académico, Fernando Matos de Oliveira, realçando que a edição deste ano "foi a mais concorrida de sempre".

Para o diretor do TAGV, o facto de os atores poderem trabalhar este ano com Christiane Jatahy tornou a edição "muito apelativa" para artistas que têm "interesse no vídeo", pela oportunidade de trabalharem com uma encenadora que explora o diálogo entre o cinema e o teatro.

O que torna o projeto "distintivo", salienta, é o facto de se colocar num "lugar intermédio entre a escola" e a experiência de companhia.

Durante cinco semanas, os atores vão conviver "com um criador de referência na área de teatro, num contexto internacional de ação e de experimentação", em que os quatro atores de cada país levam para a iniciativa "escolas, tradições de formação e experiências profissionais diferentes".

"É isso que faz do projeto uma experiência de formação e crescimento pessoal que marca estes atores", afirmou, sublinhando que é normal, aquando da apresentação pública do projeto em cada país, aparecerem os atores de edições anteriores - sinal da marca que deixa em quem participa.

A École des Maîtres começou em 1990, tendo já passado pelo projeto encenadores como Jerzy Grotowski, Luca Ronconi, Dario Fo, Luís Miguel Cintra ou Nuno M. Cardoso (membro do júri deste ano).

Os 20 atores selecionados dos cinco países participantes vão passar por Coimbra entre 7 e 14 de setembro, onde apresentam o trabalho desenvolvido no último dia pela cidade, no Convento São Francisco.

Tópicos
PUB