Julião Sarmento expõe peças inéditas de pintura e escultura em Londres

O artista português Julião Sarmento vai expor, a partir de quarta-feira, um conjunto de novas pinturas e esculturas intitulado "The Players" na Galeria Lisson, em Londres, anunciou a galeria.

Agência LUSA /

De acordo com a representante do artista, a exposição individual será composta por várias telas e uma escultura que mostram o fascínio de Julião Sarmento pela transgressão de fronteiras e pelas dicotomias geradas nessas situações.

Nos temas abordados - que vão desde a espiritualidade e o erotismo, a sexualidade e a moral, o discurso e o diálogo - o artista utiliza fragmentos e textos do pensador francês Maurice Blanchot directamente serigrafados na superfície das suas pinturas.

Nascido em 1948, Julião Sarmento vive e trabalha no Estoril.

Depois da primeira exposição, em 1969, tem apresentado os seus trabalhos um pouco por todo o mundo.

A sua obra está representada internacionalmente, quer em colecções públicas quer em particulares, nomeadamente nos Estados Unidos, no Museu Guggenheim em Nova Iorque, no MoMA, também em Nova Iorque, no Hirshorn Museum and Sculptures Garden, em Washington, e no San Francisco Museum of Modern Arte, em São Francisco.

Outras obras encontram-se no Musée National d`Art Moderne Centre Georges Pompidou, em Paris, o Van Abbe Museum, em Eindhoven (Holanda), e o Hara Museum of Contemporary Art em Tóquio.

A exposição de Julião Sarmento na Galeria Lisson, em Londres, ficará patente até 25 de Março.

PUB