Lançamento da colecção Partituras PortugalSom

Lisboa, 04 Dez (Lusa) - Obras de oito compositores portugueses integradas na Colecção Partituras PortugalSom, que hoje é lançada no Teatro Nacional de São Carlos, estão já disponíveis no mercado, informou o ministério da Cultura em nota à imprensa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os oito compositores são Domingos Bomtempo, Luís de Freitas Branco, Cláudio Carneiro, Fernando Lopes-Graça, Marcos Portugal, António Chagas Rosa, Luís Tinoco e António Pinho Vargas.

O projecto da colecção tinha sido anunciado em linhas gerais em finais de 2006.

Num comunicado então divulgado, o ministério da Cultura esclareceu que, com Partituras PortugalSom, se pretende "dar resposta a uma expectativa de longa data do sector da música em Portugal, até ao momento confrontado com a inexistência, a nível nacional, de partituras musicais editadas".

Na cerimónia de lançamento, hoje, a que assistirá o secretário de estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, serão interpretadas algumas das obras já com partitura publicada.

As duas primeiras partituras da colecção foram "Cartoons" para marimba, de Chagas Rosa, e "Cena Lírica" para violoncelo e orquestra, de Luís de Freitas Branco.

Em 2008 está prevista a publicação das partituras de obras de nove autores, alguns deles já presentes na primeira fase: Luís de Freitas Branco, Cláudio Carneiro, António José Fernandes, António Fragosto, Frederico de Freitas, Alfredo Keil, Lopes-Graça, José Pedro Oliveira e Jorge Peixinho.

A colecção incluirá igualmente obras de Joaquim Casimiro, Viana da Mota, Francisco de Lacerda, Joly Braga Santos, Sérgio Azevedo e Pedro Amaral.

RMM.


PUB