Leão de Ouro para David Lynch na 63.ª Mostra de Veneza

O realizador norte-americano David Lynch receberá um Leão de Ouro pela sua carreira no cinema, dia 06 de Setembro, no 63/a Festival de Cinema de Veneza, anunciaram hoje os organizadores num comunicado.

Agência LUSA /

A atribuição deste prémio foi decidida durante uma reunião da administração da Bienal de Veneza, presidida por Davide Croff, um banqueiro veneziano.

A Mostra decorrerá entre 30 de Agosto e 09 de Setembro e o Leão de Ouro será entregue a Lynch durante uma "soirée de gala" organizada a 06 de Setembro para a projecção do seu novo filme, "Inland Empire".

Na avaliação dos organizadores, Lynch "influenciou fortemente o imaginário contemporâneo graças ao seu estilo visionário e perturbador", esteve "na origem do novo cinema norte-americano independente e abriu caminho a autores como os irmãos Coen, Jim Jarmush, Spike Lee, Quentin Tarantino".

Nascido em 1946 em Montana, Lynch conheceu o seu primeiro grande êxito com "O homem elefante", realizado em 1980.

Com "Duna", rodado quatro anos depois, experimentou a ficção científica, até agora a sua única incursão no género.

Em 1990 conquistou a Palma de Ouro de Cannes com "Coração Selvagem" e nos anos seguintes dirigiu "Twin Peaks" (1992), "A estrada perdida" (1997) e "Cidade dos Sonhos"(2001).

PUB