Leituras, conferência, filme e exposição assinalam 10 anos da morte de Cardoso Pires no CCB

Lisboa, 23 Out (Lusa) - "José Cardoso Pires, de Mão Pensada" é o título do programa com que o Centro Cultural de Belém (CCB) vai assinalar domingo os 10 anos da morte do escritor (1925-1998).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

No exacto dia em que se completa o 10.º aniversário da morte do autor de "Alexandra Alpha", 26 de Outubro, o CCB propõe uma homenagem ao romancista, comissariada por João Paulo Cotrim, com a leitura de excertos da sua obra por escritores, uma conferência, a exibição de um filme baseado num dos seus romances e uma exposição - tudo com entrada livre.

A sessão de leituras, que decorrerá entre as 14:30 e as 16:15 na sala Almada Negreiros, será iniciada por António Mega Ferreira, presidente do conselho de administração do CCB, e contará com a participação de Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e Lídia Jorge.

Segue-se, às 17:15, uma conferência intitulada "Memória e Auto-Ficção", proferida por João Lobo Antunes, e às 18:30 a projecção do filme "O Delfim", realizado por Fernando Lopes em 2002, com argumento de Vasco Pulido Valente e interpretação de Rogério Samora e Alexandra Lencastre.

No átrio da sala Almada Negreiros, estará ainda patente uma exposição com as ilustrações que João Abel Manta fez para a sátira de José Cardoso Pires "O Dinossauro Excelentíssimo" (1972).


PUB