Lendas da ponte da Misarela de Montalegre revividas em espetáculos teatrais
Montalegre, 04 jul (Lusa) - As lendas e crenças associadas à ponte da Misarela, entre Montalegre e Vieira do Minho, e as invasões francesas vão ser recriadas, no sábado, num espetáculo teatral com 150 atores profissionais e amadores.
A ponte da Misarela atravessa o rio Rabagão e é conhecida como a ponte do diabo porque, segundo reza a lenda, a construção foi obra sua, em troca da alma de um criminoso que fugia à justiça.
O homem tinha cometido um crime e escapava à polícia, mas apercebeu-se de que não tinha como passar de uma aldeia para a outra, pelo que pediu ajuda ao diabo, que construiu a ponte em troca da sua alma.
Rodeada de misticismo, a ponte, na freguesia de Ferral, Montalegre, vai ser palco de dois espetáculos teatrais de luz, som e música com 150 atores e amadores, a cargo do bruxo espanhol Queiman, presença habitual nas `sextas-feiras 13´.
Um dos episódios reconstituídos será o das invasões francesas quando, em 1809, o exército de Soult, fugindo à perseguição das tropas anglo-lusas de Wellesley, passou pela ponte do diabo.
Os espetadores assistirão ainda à recriação de uma lenda associada à fertilidade. As mulheres que tinham dificuldade em engravidar tinham de estar em cima do arco da ponte à meia-noite em ponto e esperar que passasse alguém para ser padrinho ou madrinha da criança que seria concebida.
Com um orçamento de 12 mil euros, dividido entre a junta de freguesia e a autarquia local, um dos organizadores, Aníbal Ferreira, afirmou à Lusa que o investimento tem "retorno" para a localidade, para o concelho e para os habitantes.
"Esta é uma festa do concelho de Montalegre porque lhe dá visibilidade e atraí visitantes", disse.
Esperando receber mais do que as 2.000 pessoas do ano passado, o responsável frisou que haverá uma Feira Medieval com 14 expositores locais de mel, compotas, enchidos e chás.
O objetivo, frisou Aníbal Ferreira, é divulgar os produtos e produtores da terra.
Para animar os visitantes, haverá cantares ao desafio, grupos musicais e um dj numa discoteca móvel.
Construída na Idade Média, a ponte da Misarela está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão.
Em 1993, a ponte foi classificada como Imóvel de Interesse Público.