Leonardo da Vinci, Rafael e arte islâmica em destaque no Louvre este ano
Paris, 17 jan (Lusa) - Exposições dedicadas aos grandes mestres do Renascimento italiano Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio e a inauguração do departamento dedicado à Arte do Islão vão marcar a temporada deste ano no Museu do Louvre, em Paris.
"A última obra-prima de Leonardo da Vinci: Santa Ana", dedicada a esta pintura do mestre italiano, será uma das principais exposições de 2012 e incluirá pintura, desenhos, estudos preparatórios e outros documentos relacionados com esta obra.
Algumas versões do quadro realizadas em atelier mostram os estados intermédios desse ambicioso projeto que o artista iniciou em 1501 e finalizou quando morreu, em 1519.
Esta exposição estará patente no Louvre de 19 de março a 25 de junho deste ano.
"Rafael: Os últimos anos", organizada em colaboração com o Museu do Prado, vai novamente colocar o período do Renascimento italiano em destaque em outubro.
Esta exposição, que será primeiro apresentada em Madrid, reunirá retábulos, quadros de devoção privada, retratos oficiais, retratos íntimos e uma seleção de desenhos do pintor e arquiteto Rafael Sanzio (1483-1520).
Outro grande evento do ano no Louvre será a abertura do departamento das Artes do Islão, no verão, em data ainda a determinar, com milhares de obras que têm estado "adormecidas" nos espaços de depósitos do museu.
O conjunto ficará exposto em novos espaços escavados no subsolo e em áreas no exterior, nomeadamente um dos pátios coberto com uma placa de cristal e metal dourado.
Na temporada do Louvre para este ano estão ainda previstas, entre outras, uma exposição de desenhos do pintor alemão Gerhard Richter e uma mostra sobre a cidade francesa de Arles, cujo passado esteve marcado pela presença dos romanos.