"Linda menina" abre coleção de livros para crianças, em português e inglês, nos EUA
San Jose, Califórnia, 03 abr (Lusa) -- A lusoamericana Ângela Simões lançou "Linda Menina, Pretty Girl", o primeiro livro de uma coleção para crianças bilingues, depois de perceber que existem poucos livros disponíveis para pais que queiram educar os filhos em duas línguas.
"Procurei livros bilingues, mas não consegui encontrar aquilo que queria. Então decidi escrever um. Mesmo que fosse só um, seria um tributo para a nossa filha, um presente especial para o nosso pequeno milagre", explicou à agência Lusa.
O livro, lançado no final do ano passado pela Portuguese Heritage Publications of California, foi tão popular que Ângela Simões vai continuar a coleção, tendo já mais dois livros preparados.
"Tanto eu como o meu marido queríamos que os nossos filhos aprendessem português. Primeiro, comprámos livros em português, mas não sou cem por cento fluente e escapavam-me algumas palavras. Depois percebi que se tivesse a tradução conseguiria perceber e, ao mesmo tempo, aprender com a milha filha", explica a autora.
O próximo livro será dedicada a ensinar cores, números e frutas. O terceiro livro, devido aos pedidos que recebeu, será dedicado aos rapazes e chamado "Lindo Menino".
Simões diz que "existem muitos benefícios em aprender uma segunda língua enquanto crianças" e lembra que, "de um ponto de vista prático, ajuda ao pensamento crítico, ao desenvolvimento do cérebro e ainda abre oportunidades de educação e trabalho."
Para Simões, no entanto, as vantagens vão além da aprendizagem e futuro percurso profissional destas crianças.
"Quando aprendes a língua dos teus antepassados, isso ajuda-te a cimentar a ligação de pertença a algo maior, lembra-te de onde vieste. Quando visitas a sua terra natal, podes relacionar-te com as pessoas, sentes-te em casa num local que podia ser estranho", explica.
Recomendado para crianças entre os zero e os 03 anos, "Linda Menina" é escrito na perspetiva de uma menina, que vai desfrutando das coisas que a mãe lhe diz.
"De forma muito simples, é a demonstração do amor de uma mãe pela sua filha e o desejo que tem da filha saber quão bonita, forte e amada ela é", explica.
O livro de 23 páginas é ilustrado com imagens a pastel de uma amiga da autora, Hélia Borges Sousa.
Residente na Califórnia, Ângela Simões trabalha há mais de 20 anos em relações públicas para empresas de tecnologia. É também uma reconhecida líder da comunidade portuguesa, sendo presidente do conselho da PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States ) e coapresentadora do `podcast` sobre gastronomia "Our Portuguese Table".
Depois do livro que ensina cores, números e frutas e de "Lindo Menino", os volumes seguintes vão centrar-se na experiência luso-americana e como é crescer entre estas duas culturas.
A versão de livro eletrónico estará disponível no próximo mês e Ângela Simões também planeia uma "app" com funcionalidades áudio para ajudar na pronunciação das palavras.