Lisa Ono, a "rainha" oriental da Bossa Nova, actua em Pequim

Pequim, 09 Jan (Lusa) - A "Rainha da Bossa Nova", como a cantora japonesa Lisa Ono é conhecida na China, actua sábado em Pequim, no âmbito de uma digressão destinada a celebrar o 20º aniversário da sua carreira.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Lisa Ono, nascida em 1962 em S. Paulo numa família de emigrantes japoneses, vive desde os 10 anos de idade em Tóquio, mas insiste em cantar em português e a sua "pátria do coração" continua a ser o Brasil.

"Musicalmente sou brasileira", proclamou a artista em entrevistas à imprensa chinesa. "O português é a língua mais apropriada para cantar a Bossa Nova".

Os seus gostos musicais são, contudo, bastantes ecléticos e quando lhe perguntam o género que mais gosta de ouvir, responde: "O que passa na rádio".

O concerto de sábado assinala a estreia da cantora em Pequim, mas não será o seu primeiro contacto com o público chinês.

Lisa Ono actuou o ano passado em Xangai e em Taiwan, onde o seu penúltimo álbum, "Jamabalya - Bossa Americana", foi disco de platina.

A artista, que começou a cantar e a tocar violão aos 15 anos, editou o primeiro disco em 1989.

Lisa Ono chegou a cantar com António Carlos Jobim, um dos pais da Bossa Nova, falecido em 1994. Ao longo da sua carreira publicou mais de vinte discos.

O título do último CD diz muito acerca das suas raízes artísticas - "Ipanema".

"Penso que a Bossa Nova é um género muito apropriado para mim porque não tenho um volume de voz muito grande e temperamentalmente sou bastante calma e moderada", disse Lisa Ono a uma revista de Pequim.

AC.

Lusa/Fim


PUB