Livraria Lello bate recordes em 2016

A livraria Lello, no Porto, registou cerca de um milhão de visitantes em 2016 e cerca de 357 mil livros vendidos, cinco vezes mais do que em 2015. Na sexta-feira, celebra o 111º aniversário, num dia em que estão previstas várias atividades.

RTP /
Rafael Marchante, Reuters

“Vendemos cerca de 1.000 livros, mais concretamente 714 livros por dia, são cinco vezes mais do que vendíamos há ano e meio”, constatou Pedro Pinto, administrador da Livraria.

Apesar de as vendas terem aumentado, a livraria vai lançar, no primeiro trimestre de 2017, um projeto de venda e entrega de livros em qualquer país do mundo, sem custo adicional, de forma a atrair mais clientes.

“Só cerca de 35% das pessoas que nos visitam é que compram livros, portanto, ainda temos um grande trabalho pela frente, que é transformar os outros 65% em leitores e esse é o nosso objetivo para 2017”, assume Pedro Pinto.

A histórica livraria do Porto fez as contas às vendas e visitas, depois de há cerca de ano e meio ter decidido regular, com pagamento, as entradas.
Livraria Lello de parabéns
A livraria Lello festeja o seu 111º aniversário, na sexta-feira, com oferta de livros, a atuação da ‘rapper’ Capicua e planos para começar a vender livros para todo o mundo em 2017.

“Fazemos 111 anos. Este ano temos a curiosidade de fazer uma capicua e também lembrámo-nos da Capicua, a 'rapper', e vamos tê-la cá para o nosso aniversário", acrescenta Manuel de Sousa, assessor da Livraria Lello.
A Livraria Lello foi considerada uma das mais belas livrarias do Mundo por diversos órgãos da imprensa internacional. O The Guardian elevou-a, em 2008, a terceira mais bela do Mundo e a estação televisiva CNN, em 2014, considerou-a mesmo a mais linda do Mundo.
A manhã do dia de aniversário começa com a oferta do livro infantil “Na livraria mais bonita do Mundo” aos primeiros 111 visitantes. A ‘rapper’ portuense Capicua continua os festejos com a apresentação do livro/disco “Mão Verde”.

Já ao final da manhã, vão ser inauguradas as primeira montras temáticas de 2017 da Livraria Lello, apresentando vestidos inspirados na azulejaria e na porcelana portuguesas, em exposição até 28 de fevereiro.

PUB