EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Livro de Bob Woodward conta história da relação com fonte de Watergate

Livro de Bob Woodward conta história da relação com fonte de Watergate

A história da relação entre o jornalista norte-americano Bob Woodward e a sua fonte confidencial no caso Watergate acaba de sair em livro, quase um ano depois de revelado um dos segredos mais bem guardados do jornalismo.

Agência LUSA /

A identidade do "Garganta Funda", a fonte confidencial do caso Watergate, foi revelada em Maio de 2005 e agora, quase um ano depois, um dos jornalistas responsáveis pela divulgação do escândalo que levou à demissão de Richard Nixon vem contar a história da sua relação.

"O Homem Secreto", de Bob Woodward, jornalista que investigou o caso Watergate em 1972 com Carl Bernstein, conta a história da confiança, das pressões e das dúvidas inerentes a uma relação de 33 anos entre os repórteres do Washington Post e o vice-presidente do FBI Mark Felt.

Woodward passou três décadas a interrogar-se sobre os motivos que terão feito Mark Felt À número dois do FBI à altura do escândalo, homem de confiança de vários presidentes e pilar do "establishment" americano À tornar-se fonte do Post.

A história, que já rendeu vários livros e filmes, começou a 18 de Junho de 1972, quando o jornal noticiou que, de madrugada, a sede do Comité Nacional Democrático fora assaltada e várias pessoas tinham sido apanhadas a fotografar documentos e a instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

Bob Woodward e Carl Bernstein começaram a acompanhar o caso e estabeleceram ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício.

Foi então que uma fonte - que ficou conhecida por Garganta Funda - revelou a Woodward que o presidente Nixon (republicano) sabia das operações ilegais, o que se viria a confirmar.

A 09 de Agosto de 1974, quando as várias provas que relacionavam os actos de espionagem e o Partido Republicano eram irrefutáveis, Nixon renunciou à presidência.

O livro, que Woodward entregou à editora dez dias após Mark Felt, com 91 anos, revelar a sua identidade à revista Variety (através de John O`Connor, advogado da família), recorda os vários contactos com a fonte, do primeiro encontro casual na Casa Branca aos encontros combinados, que tinham lugar de madrugada numa garagem subterrânea.

O jornalista, que terá sido surpreendido pela revelação na revista, acaba por ser a única pessoa a poder confirmar que Felt é o Garganta Funda, pois o ex-agente já não se encontra mentalmente capacitado e a sua própria família desconheceu durante anos a verdade.

Publicado em Portugal pela Quidnovi, "O Homem Secreto" acaba por reflectir também sobre o papel das fontes - incluindo as confidenciais - sem as quais "a imprensa livre não conseguiria cumprir a sua função fundamental e constitucional", como escreve Woodward.

Repórter e editor do jornal The Washington Post desde 1971, Bob Woodward é autor de vários livros de reportagem e investigação jornalística, o primeiro dos quais, "Os Homens do Presidente" (1974), deu a conhecer ao mundo a personagem Garganta Funda, sendo posteriormente adaptado ao cinema com o mesmo título.

Na sequência da publicação de "O Homem Secreto", a Quidnovi planeia lançar no Outono o livro de Mark Felt e John O`Connor "Memórias de Um Agente Secreto: o FBI, ser o Garganta Funda e a Luta para manter a Honra em Washington" (título provisório).

O volume com as recordações de Felt não só pretende mostrar outro lado da história mais célebre do jornalismo moderno, como visa facultar dados sobre toda a cultura do FBI e as lutas políticas internas da América de meados do século XX.

PUB