Livro reúne pela primeira vez toda a produção poética de Machado de Assis
Rio de Janeiro, 29 Set (Lusa) - A totalidade da obra poética de Machado de Assis foi reunida pela primeira vez num só livro, por Cláudio Murilo Leal, poeta e professor brasileiro.
"Toda a Poesia de Machado de Assis" é o título da obra, editada pela Record, que reúne os cerca de 180 poemas que o escritor brasileiro foi escrevendo durante a sua vida.
Machado de Assis é, sobretudo, conhecido como romancista e contista, mas durante mais de 50 anos foi escrevendo poemas, alguns publicados em quatro livros: "Crisálidas" (1864), "Falenas" (1870), "Americana" (1875) e "Poesias Completas" (1901).
Nesta edição reúnem-se os poemas dispersos, que não integraram os citados volumes, recuperados em edições fora do mercado e na Revista da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis, explica Cláudio Murilo Leal no prefácio da obra.
O livro recupera poemas que poderiam ser esquecidos como "Menina e Moça", cortado pelo próprio Machadode Assis de "Poesias Completas", e "Ícaro", das páginas do "Correio Mercantil".
A obra apresenta ainda 48 crónicas raras, em verso, que Machado de Assis escreveu em linguagem coloquial, publicadas na "Gazeta de Holanda" entre 1886 e 1888.
Cláudio Murilo Leal, poeta e professor, defendeu na Academia Brasileira de Letras, em 2000, a tese de doutoramento "A Poesia de Machado de Assis".
Este ano celebra-se o centenário da morte de Machado de Assis, considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira.