Livro sobre geografia da fé mostra caminhos dos peregrinos no mundo
A National Geographic Portugal lançou esta semana uma "Geografia das Religiões" que descreve o lugar de nascimento e percurso das cinco maiores religiões do mundo, sua história e rituais.
O livro, intitulado "Geografia das Religiões - Onde vive Deus e Caminham os Peregrinos", aborda o nascimento do hinduísmo e do budismo na Índia, e a génese das três grandes religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo - no Médio Oriente.
Além de fazer uma descrição histórica das origens e percursos da fé no mundo, o livro mostra o seu papel nas sociedades através dos tempos, contextualizando ainda a sua influência nos conflitos actuais.
Em 416 páginas, a obra segue o percurso destas crenças religiosas desde os rituais inspirados pelo contacto dos primeiros homens com a natureza, até se transformarem em credos sofisticados, baseados em escrituras ricas em conteúdo espiritual.
Foram incluídas cerca de duzentas fotografias a cores dos locais de culto, exemplos de arte sacra, passagens das escrituras consideradas sagradas e mapas detalhados da expansão religiosa no mundo.
O banho dos hindus no Ganges, rio considerado sagrado e purificador, a peregrinação dos muçulmanos a Meca, as celebrações da Páscoa dos judeus e da ressurreição de Cristo pelos cristãos são algumas das tradições descritas em "Geografia das Religiões".
A obra contém também textos sobre as grandes figuras de pregadores e profetas como Buda, Abraão, Moisés, Jesus e Maomé, bem como experiências espirituais pessoais e ensaios de peritos sobre as diversas religiões.
A introdução foi escrita pelo arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz em 1984, e o epílogo pelo líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama, Prémio Nobel da Paz em 1989.