Livro sobre Salazar eleito o melhor pelo Festival da Amadora

"Salazar, agora na hora da sua morte", de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha, foi eleito melhor álbum, argumento e desenho português pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), anunciou a organização.

Agência LUSA /
"Salazar, na hora da sua morte" será apresentado oficialmente na segunda-feira no Ministério das Finanças DR

O livro arrecadou os três principais prémios nacionais da 17.ª edição do Festival de BD, que decorre na Amadora até 05 de Novembro.

João Paulo Cotrim, jornalista e ex-director da Bedeteca, é distinguido pelo argumento, enquanto Miguel Rocha, já premiado anteriormente pelo FIBDA, é galardoado pelo desenho.

"Salazar, agora na hora da sua morte", história inédita em torno da figura de António de Oliveira Salazar, tem a chancela da editora Parceria AM Pereira, que retoma a edição de banda desenhada.

A estas três distinções junta-se o "prémio juventude", atribuído pelos alunos de uma turma de artes visuais de uma escola da Amadora.

"Salazar, na hora da sua morte" será apresentado oficialmente na segunda-feira no Ministério das Finanças, com a presença de Guilherme de Oliveira Martins.

O júri deste ano do FIBDA atribui ainda o prémio de melhor álbum estrangeiro a "Cidade de Vidro", de Paul Auster, adaptado por Paul Karasik e David Mazzucchelli.

"Cidade de Vidro", novela gráfica adaptada a partir de um texto do livro "Trilogia de Nova Iorque", de Auster, foi editado em Portugal pela Asa.

Alain Corbel, ilustrador francês a viver em Portugal há quase dez anos, foi distinguido com o galardão de melhor ilustração para literatura infantil com o álbum "A Máquina Infernal".

Editado pela Editorial Caminho em Outubro de 2005, o livro já tinha merecido no ano passado uma menção especial do júri do Prémio Nacional de Ilustração.

Matt Groening, criador da série televisiva animada "The Simpsons", é premiado na categoria de melhor álbum de tiras humorísticas pelo livro "O Amor é um inferno", editado pela Gradiva.

O prémio "clássicos da nona arte" é atribuído este ano a "História de Ó", de Guido Crepax, pela Marginália Editoria, e o melhor fanzine é, segundo o júri do FIBDA, "O Menino Triste: Os livros", segundo volume de uma obra de edição de autor criada por João Mascarenhas e que já esteve em exposição no FIBDA de 2005.

Os prémios são atribuídos hoje nos Recreios da Amadora.

O 17.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, dedicado este ano a "17 graus periféricos e o resto do mundo", decorrerá até 05 de Novembro em vários locais da Amadora, com o núcleo central localizado no Fórum Luís de Camões.


PUB