Livro vencedor do prémio Booker, "The Gathering", vai ser editado pela Gradiva
O livro vencedor do Man Booker Prize 2007, "The Gathering", de Anne Enright, vai ser editado em Portugal pela Gradiva, que comprou há poucos meses os direitos da obra, revelou hoje fonte da editora à Agência Lusa.
Em fase de tradução - a cargo da tradutora Fátima Saint Aubyn - o livro deverá ser lançado no mercado português até ao final do ano, adiantou a mesma fonte da Gradiva, que também publicou anteriormente um dos grandes favoritos à edição deste ano do prémio, "Na Praia de Chesil", de Ian McEwan.
O livro da irlandesa Anne Enright destacou-se pela "escrita interessante" quando foi avaliado pelo comité de leitura da Gradiva, e a editora decidiu adquirir os seus direitos de publicação em Portugal há cerca de mês e meio.
Além de Ian McEwan, e agora Anne Enright, a Gradiva tem publicados outros vencedores do Man Booker - o mais importante galardão literário atribuído no Reino Unido - tais como Michael Cuningham e Kazuo Ishiguro.
Em português está actualmente apenas disponível no mercado um dos quatro romances da vencedora, "O Prazer de Elisa Lynch", editado em 2004 pela Teorema.
Anne Enright, 45 anos, é a segunda irlandesa a receber o Man Booker Prize, no valor de 72 mil euros, depois de John Banville (2005), Roddy Doyle (1993), e Iris Murdoch (1978).
"The Gathering" narra a história de uma família irlandesa ao longo de três gerações, marcada pelo suicídio, problemas com álccool e abuso sexual de crianças.
Nascida a 11 de Outubro de 1962, em Dublim, onde continua a residir e trabalhar, Anne Enright estudou com os dois escritores Malcolm Bradbury e Angela Carter, tendo inicialmente seguido uma carreira como produtora e realizadora de televisão.
A primeira colectânea de contos, "The Portable Virgin", foi distinguida com o Rooney Prize mas foi com o romance "What Are You Like" que alcançou maior destaque, ao ser escolhida para finalista do Whitbread Novel Award e vencer o Encore Award, em 2000.
O júri deste ano foi presidido por Howard Davies, director da universidade London School of Economics, e composto pela poetisa Wendy Cope, o jornalista Giles Foden, a crítica literária Ruth Scurr e a actriz Imogen Stubbs.
Os outros finalistas eram Nicola Barker ("Darkmans"), Mohsin Hamid ("O Fundamentalista Relutante", editado pela Civilização), Lloyd Jones ("Mr Pip", editado pela Estampa), Ian McEwan ("Na Praia de Chesil", editado pela Gradiva) e Indra Sinha ("Animal`s People").
Actualmente intitulado The Man Booker Prize, o galardão foi criado em 1969 e já distinguiu autores como J.M. Coetzee (1993 e 1999), Kingsley Amis (1986), Iris Murdoch (1978) ou V.S. Naipaul (1971).
A vencedora da edição anterior, em 2006, foi a indiana Kiran Desai, com "A Herança do Vazio", editado este ano pela Porto Editora.