Livros de autores espanhóis oferecidos à Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão

Fundão, 7 Abr (Lusa) - O poeta e ensaísta Alfredo Pérez Alencart ofereceu centenas de volumes de autores espanhóis à Biblioteca Eugénio de Andrade, do Fundão, anunciou hoje a Câmara local.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O escritor peruano-espanhol, professor na Universidade de Salamanca, da Academia Castellana y Leonesa de la Poesia, já organizou antologias de vários autores portugueses, entre os quais, do próprio Eugénio de Andrade.

É ainda coordenador dos Encuentros de Poetas Iberoamericanos, organizados pela Fundación Salamanca Ciudad de Cultura e pelo Ministério da Cultura de Espanha, "encontros que gostava de estender um dia até à Beira, ao Fundão, à Covilhã ou a Castelo Branco", refere, numa nota hoje divulgada.

Pérez Alencart justifica a doação com a "intensa afinidade sentimental e cultural entre a Beira interior e a Espanha" e com o facto de o ensino do Espanhol ter tido um "grande crescimento e impacto" em Portugal.

"Esta iniciativa pretende contribuir para um melhor conhecimento da realidade literária contemporânea hispano-americana", conclui.

A presença bibliográfica ibérica "reforça a vocação para a poesia desta biblioteca, que tem como patrono um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX", destacou, por seu lado, Paulo Fernandes, vereador da Câmara do Fundão.

"Uma das componentes fundamentais da identidade da biblioteca fundanense é ser uma casa onde caibam elementos de todas as poesias do mundo. É uma homenagem, continuada e infinita, ao nosso patrono", disse.

Ainda segundo o autarca, a especialização em obras poéticas vai ser aprofundada.

"Vamos ter - referiu - o fundo poético mais significativo das bibliotecas da região, além de continuarmos a criar antologias e a realizar encontros e jornadas poéticas. O Fundão e a Gardunha"[terras que inspiraram Eugénio de Andrade] "são territórios de excelência para a poética"

LFO.

Tópicos
PUB