Livros de Manuel Vázquez Montalbán vão ser publicados em português

Anunciado há já algum tempo, o projecto começou agora a ganhar forma: todos os livros de Manuel Vázquez Montalbán com o detective Pepe Carvalho em cena vão ser publicados (ou republicados) em português.

Agência LUSA /

É um projecto da Asa que o seu director editorial, Manuel Alberto Valente, um confesso admirador de Montalbán, explicou à Lusa neste termos: "Antes de mais, Montalbán é um importante, grande, autor. Entendemos que fazia sentido publicar todos os livros desta série".

Começou-se, rigorosamente, pelo fim: o primeiro título da colecção, já nas bancas, é "Milénio", um livro (em dois volumes na edição portuguesa) que o autor revia quando um fulminante ataque cardíaco o acometeu em Banguecoque, cenário de um dos títulos da série - "Os pássaros de Banguecoque".

O segundo volume desta obra póstuma do autor catalão tem lançamento agendado para Janeiro.

A sequência de lançamento em Portugal dos 22 títulos que o autor consagrou ao singular detective não seguirá a da sua publicação em Espanha. Esta última, porém, ficará registada na numeração de cada uma das obras. Por exemplo, "Yo maté a Kennedy" (Eu matei Kennedy), o livro que deu a conhecer Pepe Carvalho e ainda inédito em português, será o terceiro a lançar em Portugal mas exibirá o número 1.

O primeiro livro da série Pepe Carvalho a ser traduzido (em 1984) em Portugal, "Tatuagem", teve chancela da extinta editora Regra do Jogo.

A Editorial Caminho, a seguir, chamou a si a divulgação de vários Pepe Carvalho, a par de outros importantes títulos da obra romanesca de Montalbán (como "Galíndez", "O pianista" e "Autobiografia do General Franco") Na sua colecção policial, entretanto extinta, a Caminho lançou "Os mares do sul", "Os pássaros de Banguecoque", "As termas" e "O Prémio" e, fora dela, por exemplo, "Quinteto de Buenos Aires" Contas feitas, são mais os títulos da série ainda inéditos em Portugal do que os já traduzidos.

Além do já citado "Yo maté a Kennedy" (1972) estão por verter português, entre outros, "La soledad del manager" (1977), "La rosa de Alejandria" (1984), "Três historias de amor" (1987), "Assassinato en Prado del Rey e otras historias sórdidas" (1987), "El delantero centro fue asesinado" (1988), "El laberinto grego" (1991), "El herman pequeño" (1994), "Roldán, ni vivo ni muerto" (1994).

PUB