Local da Batalha de São Marcos sujeito a escavações arqueológicas

O campo onde em Maio de 1385 ocorreu a batalha de São Marcos, em Trancoso, entre tropas portuguesas e castelhanas, vai ser objecto de escavações arqueológicas a partir de Setembro, anunciou hoje o presidente do município local.

Agência LUSA /

Júlio Sarmento referiu que os trabalhos resultam de um protocolo assinado entre a Câmara de Trancoso e a Fundação Batalha Aljubarrota.

Está prevista a criação de um Centro de Interpretação, estimado em 1,5 milhões de euros, a iniciar em 2006 no sítio da Batalha de São Marcos, e a valorização do local já classificado de interesse público pelo Instituto Português do Património Arqueológico (IPPAR).

A Fundação Batalha de Aljubarrota suporta os custos do levantamento topográfico da área classificada e 80 por cento da definição dos conteúdos do Centro de Interpretação da Batalha de São Marcos, além do projecto de arquitectura de autoria de Gonçalo Byrne, sendo o restante montante custeado pela Câmara, disse Júlio Sarmento.

Nesta infra-estrutura serão expostos eventuais achados arqueológicos do sítio.

A reconstituição das condições paisagísticas e naturais em que ocorreu a batalha, o desenvolvimento de projectos de valorização e a integração do Campo da Batalha de Trancoso na "Rede Internacional de Campos de Batalha" são também objectivos definidos pelo autarca.

A Batalha de São Marcos ou de Trancoso antecedeu em 1385 a Batalha de Ajubarrota (14 de Agosto) e inseriu-se na designada Guerra da Independência, que incluiu ainda as batalhas de Valverde e Atoleiros.


PUB