Londrinos Tiger Lillies e portugueses Irmãos Catita nas "Noites na Nora"
Os concertos dos londrinos Tiger Lillies e dos portugueses Irmãos Catita vão animar o Festival "Noites na Nora", um "caldeirão cultural" que "inundará" Serpa com teatro, música, cinema e outras artes até Agosto.
Pelo sexto ano consecutivo, o festival, organizado pela Baal 17, Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo, regressa à cidade alentejana, a partir de hoje e até 06 de Agosto, para transformar o espaço da Nora, no centro histórico.
O produtor da Baal 17, Rui Garcia, disse hoje à Agência Lusa que a iniciativa "funciona como um veículo excepcional para dar a conhecer ao público da região outras companhias de teatro, bandas de música e novas perspectivas artísticas, através de outras formas de arte".
"O festival é também um lugar onde as pessoas se encontram para trocar ideias e opiniões, em conversas estimuladas pelos espectáculos e pelos ambientes distintos que se criam noite após noite", acrescentou.
Até 06 de Agosto, 12 peças de teatro, oito espectáculos de música, uma sessão de contos e de histórias, um +workshop+ de marionetas e uma sessão de cinema documental vão animar as vinte e três noites do festival.
Já no domingo, os apreciadores de música cheia de humor e de letras "desbragadas" vão poder assistir ao concerto dos lisboetas e "irreverentes" Irmãos Catita.
A banda de Manuel João Vieira (Orgasmo Carlos), João Leitão, Gimba, Xiquito e Luís Sampaio apresenta em Serpa o seu segundo e mais recente álbum, "Mundo catita".
No dia 23, é a vez do humor negro britânico dos The Tiger Lillies, o trio londrino que tem granjeado audiências por todo o mundo, com músicas que misturam Brecht, blues, opera, humor negro e +chanson+.
Depois de vários discos e digressões pela Europa, Estados Unidos, Austrália e Japão, os The Tiger Lillies voltam à estrada para apresentar o último álbum, "Death and the Bible", editado em 2004.
Uma noite com este trio, segundo as informações consultadas pela Lusa, é como ser transportado para os cabarets de Berlim dos anos 20, com histórias cheias de excentricidade, blasfémia e estranheza, mas também cheias de fantasia, poesia, magia e amor.
Os concertos dos "O+Que Strada", banda de Almada que inaugura o festival, dos "Anónima Nuvolari", um grupo de músicos italianos residentes em Portugal, e dos "Sons do Vagar", de Évora, são outras propostas da banda sonora das "Noites na Nora".
A representar o teatro, entre as 13 peças programadas, destaca-se o projecto Teatro Virtual (dia 20), da Associação de Teatro e Outras Artes da Covilhã, um conceito inovador e pioneiro de utilização das novas tecnologias num processo de criação teatral.
"Contos Sem Pontos, Com Tontos", uma sessão de contos e histórias pelo grupo Trimagisto de Évora (dia 17), "Oficina de brincar", um workshop de marionetas (dia 24), e "O Primeiro Olhar", um documentário da Associação "Os Filhos de Lúmiere" de Lisboa (dia 31) são outras iniciativas do festival.