Los Angeles Guitar Qusrtet abrem sábado XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso

Porto, 09 Mai (Lusa) - O XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST) começa sábado, no Auditório Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, Areias, com um concerto dos norte-americanos Los Angeles Guitar Quartet.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O programa do festival, organizado pelo pelouro da Cultura da Câmara de Santo Tirso, inclui sete concertos com músicos vindos, além de Portugal e EUA, da China, Croácia e Brasil.

O Los Angeles Guitar Quartet (LAGQ) conta com mais de 27 anos de carreira e uma dúzia de gravações. Os seus elementos consagraram-se não só como mestres dos clássicos mas também como criadores de uma síntese única de "world music" e estilos contemporâneos.

Constituído por John Dearman, Matt Greif, William Kanengiser e Scott Tennant, o LAGQ continua a fazer música de câmara inovadora que vai para além das definições tradicionais do clássico.

John Dearman, que é coordenador do curso de guitarra na Universidade de Califórnia, em Santa Barbara, é um versátil guitarrista que utiliza uma guitarra de sete cordas com registos mais amplos nos baixos e nos agudos.

Para além de guitarrista clássico, Matt Greif tem uma extensa carreira como intérprete de jazz, rock, flamenco e bluegrass e é professor em diversas universidades da Califórnia.

William Kanengise é solista e professor na Faculdade de Música Thornton da USC e um dos poucos guitarristas a ter ganho o Concurso dos Artists Guild de Nova Iorque.

Scott Tennant é intérprete, compositor e professor de renome internacional e ensina, actualmente, na Faculdade de Música Thornton da Universidade da Califórnia.

O mais recente CD do LAGQ intitula-se Brazil. Actualmente, o quarteto prepara o lançamento de um novo álbum dedicado à música de Bach.

Em 2003, o CD Latin foi nomeado para os prémios Grammy e, em 2005, o álbum Guitar Heroes ganhou esse galardão na categoria de Melhor Gravação de Fusão Clássica.

O segundo concerto do FIGST está dedicado à música e dança barroca e realiza-se domingo, no Auditório Padre António Vieira II (Caldas da Saúde, Areias), a cargo de Marco Meloni, Christine Bayle & Hubert Hazebroucq.

Nascido em 1961 na Itália, Marco Meloni iniciou os seus estudos musicais em criança com o seu pai e obteve, em 1979, o 1º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Artez-en-Béarn (França).

O seu interesse pela música antiga, particularmente pelos instrumentos de época, levou-o à Schola Cantorum de Paris, onde estudou com Javier Hinojosa, tendo, desde então desenvolvido uma brilhante carreira a solo e com orquestra, enquanto é exerce a docência na Escola de Música de Nuoro (Sardenha).

Christine Bayle, que é professora no Departamento de Dança e no Departamento de Música no Conservatório de Estrasburgo, estudou dança clássica com Nina Tiikanova (Escola Russa) e piano com J.B. Eymar, tendo fundado o Eclat dês Muses, Ensemble Contemporâneo de Música e Dança Antigas, criado em 1983.

Hubert Hazebroucq integra o agrupamento Eclat dês Muses desde 1999, especializando-se nos repertórios do Barroco e da Renascença, e na linguagem gestual dramática do Barroco.

Na área da dança contemporânea, desde 2002 que trabalha com Kilina Crémona.

O festival prossegue dia 16, no Auditório Padre António Vieira (ARTAVE), nas Caldas da Saúde, com o grupo Concentus Duo, formado pelos guitarristas clássicos Paula Sobral e Manuel Tavares, cujo reportório abrange as mais variadas épocas da música erudita.

No dia seguinte, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, apresenta-se a guitarrista chinesa Xue Fei Yang, uma estrela da guitarra desde que, aos onze anos, ganhou o 2º prémio do Geijing Sénior Guitar Competition, quando era a única criança no certame.

Desde então, tem dado concertos nos mais prestigiados palcos e actuado com algumas das mais prestigiadas orquestras mundiais. Em 2005 assinou contrato de exclusividade com a EMI Classic, tendo lançado, em Abril de 2006, Romance de Amor, o primeiro álbum para esta etiqueta.

Dia 24, o virtuoso guitarrista e improvisador argentino Ricardo Moyano, que também dará em Santo Tirso um curso de aperfeiçoamento, apresenta no Auditório da Biblioteca Municipal, um concerto dedicado sobretudo à música das Caraíbas.

Vencedor em vários concursos internacionais nomeadamente o Concurso de Sevilha, Espanha, Ricardo Moyano desenvolve uma carreira paralela como professor e está actualmente a preparar um método interactivo disponível na Internet.

O penúltimo dos sete concertos do festival realiza-se a 30 de Maio, no Centro Cultural de Vila das Aves, com o Zagreb Guitar Trio, da Croácia.

Formado por Darko Petrinjak, Istvan Römer e Goran Listes (todos eles paralelamente com destacadas carreiras a solo), o grupo formou-se em 1984 e tem uma ampla discografia, abrangendo desde obras da Renascença à vanguarda contemporânea.

O concerto de encerramento do FIGST realiza-se dia 31, no Auditório Eurico de Melo, em Santo Tirso, com o brasileiro Yamandú Costa acompanhado por Nicholas Krassik no violino e Gutto Wirti no Contrabaixo, num concerto dedicado às novas expressões da música brasileira.

Os bilhetes para o FIGST variam entre os cinco e os dez euros (custo do primeiro e último concerto) e podem ser adquiridos nas lojas FNAC, na ARTAVE e no Posto de Turismo, em Santo Tirso.

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, em 1994 e, desde então, tem sido promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, da Fundação Cupertino de Miranda.

PF.

Lusa/Fim


PUB