Última Hora
Ficheiros de Epstein. Ex-príncipe André detido no Reino Unido por suspeitas de má conduta

Luis Quintais vence Prémio PEN 2025 de poesia com "Nocturama"

Luis Quintais vence Prémio PEN 2025 de poesia com "Nocturama"

O poeta português Luis Quintais venceu por unanimidade o Prémio PEN 2025 de Poesia, com "Nocturama", uma obra que o júri considerou ter "particulares qualidades estéticas", anunciou na quarta-feira a editora Assírio & Alvim.

Lusa /
Poeta Luis Quintais, à esquerda, no âmbito da exposição "Tempo dobrado", na Cada Bissaya Barreto DR

Luis Quintais conquista assim o seu segundo Prémio PEN de Poesia, depois de já ter sido galardoado em 2015, pela obra poética "O Vidro".

O júri, composto por António Apolinário Lourenço, Graça Capinha e Paula Cristina Costa, reconhece na obra "particulares qualidades estéticas traduzidas na construção de uma linguagem poética peculiar, desafiante, ocasionalmente cruel, habitada por gestos noturnos e imprecisos rumores, com a qual questiona a humanidade do humano, oscilando, criticamente, entre as tonalidades agónica, irónica e aforística na caracterização do mundo moderno".

"A coerência do percurso poético de Luís Quintais, sem cedência a facilidades estilísticas ou pirotecnias verbais, falsamente entendidas como uma aproximação à expectativa do leitor, fundamentou a decisão unânime do júri", explica a presidente do Clube PEN Portugal, Leonor Duarte de Almeida, em comunicado.

Nascido em 1968 em Angola, Luís Quintais é antropólogo, poeta e ensaísta e leciona no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra.

Entre as suas obras poéticas contam-se títulos como "A Imprecisa Melancolia" (1995), "Lamento" (1999), "Úmbria" (1999), "Verso Antigo" (2001), "Angst" (2002), e "Duelo" (2004).

A de poesia completa "Arrancar Penas a Um Canto de Cisne" venceu o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante 2015-2016.

Como antropólogo, Luis Quintais tem publicado ensaios em diversas revistas da especialidade sobre as implicações sociais e culturais do conhecimento biomédico, em particular sobre a psiquiatria e seus contextos. Desenvolve atualmente investigação sobre as interações entre biotecnologias, arte e cognição.

Tópicos
PUB