Luís Represas celebra 30 anos de carreira com concertos no Porto e Lisboa
O músico Luís Represas comemora a partir de quarta-feira, com concertos no Porto e Lisboa, trinta anos de uma carreira marcada pela dedicação à música portuguesa e a defesa de causas como a independência de Timor-Leste.
Nos concertos, o primeiro marcado para o Coliseu dos Recreios, no Porto , e mais dois, previstos para sexta-feira e sábado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o compositor e cantor revisitará três décadas de música, mais de meta de como o rosto do grupo Trovante.
Luís Represas sentiu cedo a paixão pela música, e aos 13 anos comprou a sua primeira guitarra, um assunto que se tornaria mais sério, quando fundou os Trovante com o irmão, João Nuno Represas, e os músicos João Gil, Manuel Faria e Artur Costa.
A banda viria a revelar-se uma das mais importantes da música popular p ortuguesa, gravando 12 álbuns, três deles duplos, entre 1977 e 2003.
"Baile no Bosque" (1981), "Cais das Colinas" (1982), "Trovante" (1984), "Um Destes Dias" (1990), "Saudades do Futuro" (1992), foram algumas das compila ções dos maiores sucessos do grupo.
Luís Represas, que completa 50 anos em Novembro, foi o rosto e voz prin cipal do grupo, tendo percorrido uma carreira de 16 anos nos Trovante em Portuga l, mas também com passagens por inúmeros festivais internacionais.
Nesse período, colaborou com grandes nomes da música popular portuguesa tais como José Afonso, Fausto, Sérgio Godinho e Adriano Correia de Oliveira.
Depois dos Trovante, em 1992, Luís Represas viaja para Cuba, onde irá p rocurar distanciar-se do passado para criar rapidamente um universo próprio de m úsica, o que deu origem ao seu primeiro disco de originais a solo, "Represas" (1 993).
Foi em Havana que aprofundou uma amizade com Pablo Milanês, um dos expo entes da música popular cubana, e o pianista Miguel Nuñez. Milanês deverá actuar no Coliseu dos Recreios do Porto, fazendo a primeira parte do concerto do músic o português.
Os discos a solo sucederam-se: "Cumplicidades" (1996), com a colaboraçã o do produtor e músico Bernardo Sassetti, "Ao Vivo no CCB" no mesmo ano, "A Hora do Lobo" (1998), com a participação do músico espanhol Pedro Guerra, "Código Ve rde" (2000), "Reserva Especial" (2001) e "Fora de Mão" (2003).
O ano 1999 fica marcado por uma reunião dos Trovante, num concerto no P avilhão Atlântico, um ano depois de Luís Represas ter rescindido o contrato com a sua editora, a EMI, passando a lançar o seu trabalho pela BMG.
Por essa altura, sublinha a sua adesão à causa de Timor-Leste, criando um tema que se tornaria um hino à independência e paz no território, intitulado "Timor".
Nesse ano, O músico visitou duas vezes Timor-Leste, uma a convite do Pr esidente Jorge Sampaio, a segunda a convite do próprio Xanana Gusmão, por ocasiã o das comemorações do primeiro aniversário do referendo que deu a independência ao território.
A 10 de Junho de 2005, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portug uesas, foi condecorado por Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito.