Madonna e Gorillaz entre os mais aguardados nos Prémios MTV
A estreia do novo single de Madonna e a actuação dos Gorillaz são dois dos momentos mais esperados na 12/a edição dos Prémios Europeus de Música, que Lisboa acolhe quinta-feira pela primeira vez.
A cerimónia, que decorrerá no Pavilhão Atlântico, começa às 20:00 e nas três horas seguintes está prometido um espectáculo que estará para lá da música, assente na imagem e no "glamour", já que será transmitido em directo pelos diferentes canais da rede da estação televisiva de música MTV.
O anfitrião da noite será o humorista britânico Sacha Baron Cohen, conhecido por ter criado a personagem Ali G, que surgirá em cena disfarçado de Borat Sagdiyev, um jornalista de uma televisão do Cazaquistão.
Ao longo da noite a atribuição dos prémios será feita por vários artistas e personalidades, como os futebolistas Luís Figo e Nuno Gomes, os actores Gael Garcia Bernal, Diego Luna e Jared Leto e os artistas Alison Goldfrapp, Nelly Furtado, Anastacia, John Legend, Craig David, Shaggy, Sean Paul, as TATU e as Sugababes.
Entre as actuações previstas destacam-se as presenças de Madonna e do "projecto virtual" Gorillaz.
Depois da estreia em palcos nacionais, em Setembro de 2004, no encerramento da digressão "Re-Invention Tour", a "Material Girl" estará de regresso a Portugal para apresentar, em estreia mundial, o primeiro single do novo álbum.
"Hung Up", que integra um sample do tema "Gimme, Gimme, Gimme", dos Abba, é a primeira música a retirar do álbum "Confessions on a Dance Floor", que Madonna lançará no dia 15.
Os Gorillaz, nomeados em cinco categorias dos Prémios, prometem uma das mais imaginativas e originais apresentações em palco.
O projecto de Damon Albarn, dos Blur, que é protagonizado por quatro personagens animadas e virtuais desenhadas por Jamie Hewlett, surgirá no Pavilhão Atlântico em forma de holograma, numa actuação em três dimensões.
Em palco deverão interpretar o tema "Feel God Inc", que integra o álbum "Demons Days", acompanhados ao vivo por dois músicos dos De La Soul.
Os Gorillaz, liderados pelas personagens Noodle, 2D, Murdoc e Russel, surgiram em 2001, ano em que Damon Albarn editou o álbum de estreia em parceria com Dan the Automator.
Esta será a segunda vez que os Gorillaz actuam em Lisboa depois de uma passagem em 2002 pelo evento "Isle of MTV", em Belém.
Além de Madonna e dos Gorillaz, a 12/a edição dos Prémios Europeus de Música contará com as actuações dos Coldplay, Foo Fighters, Robbie Williams, Green Day, Black Eyed Peas, Shakira, System of a Down e Pussycat Dolls.
Apesar de ser em Lisboa, o alinhamento da cerimónia não contará com a actuação de qualquer artista português.
O director da MTV Portugal, Lorenzo de Stefani, justificou a decisão com o facto de "infelizmente não ser fácil encontrar uma banda que atinja uma audiência tão vasta".
Ainda assim, esta é uma cerimónia muito cobiçada, já que os escassos bilhetes que foram colocados à venda, ao preço de 50 euros, esgotaram em minutos.
Junto ao palco, que terá 45 metros de comprimentos por 35 de profundidade, com uma outra estrutura de 12 metros de diâmetro à frente, vão estar cerca de 1.500 figurantes, cuja função é gritar e aplaudir os artistas.
A ladear o palco estarão ainda duas outras bancadas destinadas aos artistas nomeados.
Este ano, os Coldplay e os Gorillaz lideram a 12ª edição dos Prémios Europeus de Música da MTV, com cinco nomeações cada.
Os Coldplay, que ainda este mês regressam ao Pavilhão Atlântico para interpretar um tema do álbum "X&Y", contam com nomeações para melhor grupo, artista rock, canção, álbum e artista do Reino Unido e Irlanda.
Já os Gorillaz competem nas categorias de melhor grupo, canção, videoclip, artista pop e artista do Reino Unido e Irlanda.
Além das doze categorias internacionais, haverá ainda dezasseis prémios de música regionais, que serão atribuídos pelos respectivos canais da rede MTV.
Os vencedores em cada uma das categorias dos Prémios Europeus de Música são eleitos pelos espectadores dos vários canais da MTV através da Internet ou por mensagem de telemóvel.
Ao acolher a 12ª edição dos prémios MTV, Lisboa junta-se a outras cidades como Barcelona, Roma, Paris, Edimburgo ou Milão, que também já serviram de cenário ao evento.
SS.
Lusa/Fim