Maestro e pianista Jorge Machado faleceu aos 79 anos

por Agência LUSA

O maestro e pianista Jorge Machado, que durant e décadas fez a direcção musical de programas televisivos, faleceu este sábado, aos 79 anos, num hospital em Lisboa, revelou à agência Lusa fonte da família.

De acordo com um dos filhos, Jorge Sá Machado, o maestro encontrava-se internado há dois dias no Hospital São Francisco Xavier, tendo falecido pelas 03 :30 da madrugada de hoje, vítima de doença prolongada.

Ainda segundo a família, o maestro Jorge Machado, que se encontrava apo sentado, tinha interrompido apenas há 15 dias por razões de saúde a sua activida de de pianista no Hotel Tivoli, onde tocou durante quase quarenta anos.

Nascido em Lisboa, onde sempre residiu, fez o curso de piano, violoncel o e composição no Conservatório Nacional e enveredou depois pela música ligeira, vindo a criar o "Conjunto Jorge Machado".

Manteve a sua actividade profissional como pianista e maestro, dirigind o diversas bandas, e foi responsável pela direcção musical de programas da RTP, e também por muitos dos Festivais da Canção da Eurovisão.

Trabalhou também na direcção musical de cançonetistas da área da música ligeira, tais como António Calvário, Simone de Oliveira e Madalena Iglésias.

De acordo com a família, o corpo do maestro ainda se encontra no Hospit al onde faleceu, e só durante a tarde será conhecido a capela mortuária onde fic ará em câmara ardente e a data do funeral.


pub