Maestro e trompetista portugueses apresentam-se em Praga

Dois músicos portugueses actuam pela primeira vez, no Dvorak Hall, em Praga, com a Orquestra Checa do Norte, um concerto que tem lugar esta noite.

Agência LUSA /

O maestro Rui Massena dirige a Orquestra Checa do Norte, num programa composto pela abertura da ópera "As bodas de Fígaro" de Mozart, o Concerto nr.4 para trompa e orquestra do mesmo compositor, onde será solista Abel Pereira, e ainda a Sinfonia "Novo Mundo" (nº9) de Antonin Dvorak.

Rui Massena é diplomado pela Academia Nacional Superior de Orquestra, estudou também em Viena e Paris, nomeadamente com J.S Berau, Robert Delecroix, Pascal Rophe e, em Itália com Gianluigi Gelmetti.

Actualmente é maestro titular e director artístico da Orquestra Clássica da Madeira.

Frequentemente tem dirigido orquestras em Itália, Bélgica, Finlândia, Espanha, Áustria e México, além de ter gravado para diferentes rádios e televisões, nomeadamente a RTP, RDP, RTB, Austria Rundfunk e RAI.

A presença hoje na conceituada sala de espectáculos da capital checa insere-se no plano da temporada de 2006/07 que o levará ainda a Nova Iorque, Toronto, Poznan, Palermo, Vicenza e Viena.

O trompista Abel Pereira, licenciado pela Escola Superior de Música e tem o Master-Diplome pela Hoscheschole de Frankfurt com Marie-Luise Neunecker.

Actualmente é primeiro Trompa solo da Orquestra Nacional do Porto e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa.

Abel Pereira já se apresentou, entre outras salas, no Royal Concertgebow em Amesterdão, a Filarmónica de Berlim, Cité de la Musique, em Paris, o Alla Scala, de Milão, e o Royal Albert Hall, em Londres.

Tem também gravado para diferentes rádios e televisões internacionais.

Durante a presente temporada apresentar-se-á em palcos da Alemanha, Moçambique, África do Sul, Suíça, Espanha e França.

PUB