Maior árvore de Natal da Europa é acesa hoje com espectáculo de fogo artifício

Os dois milhões de luzes da maior árvore de Natal da Europa, instalada na Praça do Comércio em Lisboa, são hoje acesas numa cerimónia marcada por um espectáculo de fogo-de-artifício.

Agência LUSA /
DR

Com 72 metros de altura, mais dez metros do que a instalada no ano passado em Belém, a árvore de Natal vai ter uma irmã gémea na capital da Polónia, numa iniciativa do Millennium BCP a que se associaram a Câmara de Lisboa e a estação de televisão SIC.

Com uma altura correspondente a 23 andares, o dobro da Torre de Belém e mais dois metros do que a distância entre o rio Tejo e o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, a montagem da árvore envolveu 350 pessoas, ao longo de 44 dias consecutivos de trabalho.

Para a iluminar serão necessários 2,2 milhões de micro lâmpadas, 15 mil mini-lâmpadas redondas, 18 mil metros de mangueira luminosa, 320 metros de néon, 380 "strobes" e oito "moving lights", adianta o Millennium BCP, que estima que cerca de 300 mil pessoas vão ver, diariamente, a árvore gigante.

Antes da cerimónia, marcada para as 19:30, o presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, vai passear pela Baixa Pombalina para assinalar a inauguração das iluminações de Natal.

Este ano, 38 ruas, mais duas do que em 2004, vão estar iluminadas com os motivos de Natal.

PUB