Maior super-produção asiática, dirigida por John Woo
Hong Kong, 02 Jul (Lusa) - Depois de 16 anos em Hollywood, o realizador John Woo voltou a filmar na China, dirigindo uma ambiciosa epopeia histórica em duas partes que ele espera que venha a atrair também o público ocidental.
"Através desta filme quero provar ao mundo que na China também temos capacidade e talento para fazer uma super-produção ao estilo de Hollywwod", disse John Woo.
O filme, "Red Cliff", cuja primeira parte deverá estrear no fim de Julho, foi considerado pela revista Variety o mais caro da história do cinema asiático, estimado em 70 milhões de dólares.
A história do filme é baseada numa famosa batalha do século III D.C., quando a China estava dividida e em que cerca de 2.000 navios foram queimados.
John Woo, 62 anos, nascido em Hong Kong, realizou mais de vinte filmes na sua terra natal, mas em 1992 radicou-se em Hollywood, onde dirigiu, entre outros, "Face/Off" e "Missão Impossível II".
"Red Cliff", financiado por investidores da China, Japão, Coreia do Sul e Taiwan, conta com a participação de várias estrelas asiáticas, nomeadamente os actores Tony Leung Chiu-wai e Takeshi Kaneshiro.
As filmagens, no norte da China, ficaram marcadas pela morte de um duplo e um dos cenários exteriores foi destruído por chuvas torrenciais.
AC.
Lusa/Fim