Mais de 100 obras no 125º aniversário do nascimento de Picasso

Mais de 100 obras de Picasso estão a partir de hoje em exposição em Madrid no Museu do Prado e no Centro Rainha Sofia, duas instituições que conjugaram esforços para comemorar o 125.º aniversário do nascimento do pintor.

Agência LUSA /

Presidiram à inauguração os reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, acompanhados pelo chefe do governo, José Luis Rodríguez Zapatero. Estiveram igualmente presentes vários membros da família do artista, nomeadamente as suas filhas Paloma e Maya.

A exposição, patente até 3 de Setembro, coincide com os 25 anos da chegada a Espanha de uma das mais famosas telas da história da pintura - "Guernica" - e os 70 anos da nomeação do seu autor como director do Museu do Prado, cargo que nunca se chegou a concretizar.

A Galeria central do Prado será o cenário do "encontro" de Picasso com os grandes mestres do passado, nomeadamente Velázquez, Goya, El Grego e Zurbarán. No Centro Rainha Sofia, avultará "Guernica".

Na opinião de Miguel Zugaza, director do Prado, abre-se com esta exposição um novo caminho para Picasso e para a experiência da arte, na medida em que, apesar de ser já muito o que se conhece do artista, falecido em 1973, "a sua personalidade e a sua obra continuam a ser um desafio para explorar novas interpretações críticas".


PUB