Mais de 250 organizações unem-se para criar o 1.º Fórum do Património

por Lusa

Lisboa, 23 jan (Lusa) - Mais de 250 organizações não governamentais ligadas à área do património uniram-se para realizar a primeira edição do Fórum do Património em Portugal, marcado para o dia 10 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi hoje anunciado.

De acordo com a organização, que apresentou hoje o programa do encontro, em Lisboa, o objetivo é debater os problemas do património construído, desde a pequena à grande escala, habitações, património rural e industrial, aldeias tradicionais, bairros e centros históricos, incluindo a paisagem cultural.

Da comissão organizadora fazem parte o Grémio do Património, a Associação Portuguesa das Casas Antigas, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, sob a égide do ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios.

Ainda segundo a organização, o principal objetivo deste Fórum é "unir as Organizações Não Governamentais (ONG) dedicadas à defesa do património cultural construído e da paisagem, e potenciar a sua atuação conjunta na salvaguarda dos valores patrimoniais".

Pretendem ainda "oferecer aos decisores uma alternativa sólida e credível, que respeite o caráter e a autenticidade desse património, e privilegie a sua utilização sustentável".

Esta nova organização, que sustenta o Fórum, pretende intervir e prestar pareceres sobre, entre outros temas, a estratégia de preservação do património cultural construído, construção, imobiliário, `turistificação`, "procurando a uma só voz a cooperação com os demais envolvidos".

O fórum vai ser estruturado em quatro temas principais: "Património e Identidade", "Os desafios das ONG do Património e como superá-los", "Património, Construção e Imobiliário" e "As ONG e a defesa do Património, público e privado".

Tópicos
pub