EM DIRETO
Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito no Médio Oriente

Mais de 3.000 lugares livres para assistir ao desfile das marchas de Lisboa

Mais de 3.000 lugares livres para assistir ao desfile das marchas de Lisboa

Lisboa, 11 jun (Lusa) -- O desfile das Marchas Populares de Lisboa, na Avenida da Liberdade, na sexta-feira, tem 11 bancadas para acolher um total de 3.820 pessoas sentadas, com 3.460 lugares destinados ao público e de acesso livre, informou à Lusa a organização.

Lusa /

Organizada pela Câmara de Lisboa em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), esta é a 83.ª edição das Marchas Populares, que conta com a participação de 20 marchas em competição e duas extraconcurso e decorre a partir das 21:00.

A distribuição de cerca de 1.700 lugares sentados, dispersos por seis bancadas, "depende apenas da ordem de chegada do público, a qualquer hora, com acesso totalmente livre", informou fonte da EGEAC. Junto à estátua dos Combatentes haverá outros 1.760 lugares sentados, distribuídos por duas bancadas e 900 cadeiras, em que o acesso é livre a qualquer pessoa, desde que solicite o bilhete à Câmara de Lisboa ou à EGEAC antecipadamente.

Segundo a organização, alguns dos pedidos para assistir sentado ao desfile das marchas foram feitos em outubro e novembro, mas alguns destes bilhetes são ainda atribuídos às Juntas de Freguesia e coletividades de Lisboa, para redistribuírem à população.

No total de 3.820 lugares sentados disponíveis, existem ainda duas bancadas para convidados institucionais.

"Independentemente das várias zonas para o público poder assistir sentado, muitas pessoas valorizam o acompanhamento das marchas ao longo da avenida, pelo que percorrem os corredores laterais do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores, parando apenas nos momentos de exibição das marchas", explicou a EGEAC.

Este ano, o desfile também pode ser acompanhado através de seis ecrãs que vão transmitir em direto o espetáculo nos quiosques da Avenida da Liberdade.

As marchas começam a desfilar a partir do Marquês de Pombal às 21:00, descendo a Avenida da Liberdade até aos Restauradores, além dos agrupamentos convidados e do desfile dos Noivos de Santo António.

Como convidados vão marcar presença o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

As duas marchas extraconcurso, a marcha infantil "A Voz do Operário" e a dos Mercados, vão abrir o desfile, seguindo-se as 20 marchas em competição pela seguinte ordem: Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda, esclarece a EGEAC.

As marchas em competição são avaliadas por um júri no que respeita a cenografia, figurino, coreografia, letra, música, entre outros critérios. As primeiras apresentações e avaliações ocorreram na Meo Arena nos dias 05, 06 e 07 de junho.

Tópicos
PUB