Mais de sete mil em Portugal celebram aniversário de quatro em quatro anos

Lisboa, 28 fev (lusa) - Em Portugal, 7.427 pessoas só podem festejar o seu nascimento no dia de aniversário de quatro em quatro anos. Nascidos a 29 de fevereiro, os "bebés bissextos" representam uma minúscula parcela dos 10 milhões portugueses.

Lusa /

Maria de Lourdes Neto nasceu há 68 anos mas diz, a brincar, que só tem 17. Ter nascido a 29 de fevereiro levou-a a pesquisar as mudanças que se foram registando no país: "Antes a maioria dos pais acabava por registar as crianças nascidas a 29 nos dias 28 de fevereiro ou 1 de março. Até porque existia a ideia de que nascer a 29 dava azar", contou à Lusa.

De acordo com dados do Instituto do Registo e Notariado, nasceram em Portugal 8.976 pessoas a 29 de fevereiro. Atualmente, ainda estão vivas 7.427: 3.840 mulheres e 3.587 homens.

Até há pouco tempo Maria de Loures não conhecia ninguém que tivesse nascido no mesmo dia e por isso decidiu criar um grupo no Facebook ("bebes bissextos") para promover o encontro dos "bebés bissextos", à semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo.

Maria de Lourdes lembra que em 2008 o "Club Mundial de los Bisiextos" terá reunido em San Sebastian, Espanha, cerca de 500 aniversariantes, entre os quais "um português", cuja identidade não viu revelada.

O maior clube de bebés bissextos - "Honor Society of Leap Year Day Babies" - tem cerca de 10 mil membros e está aberto a todas as nacionalidades. Maria de Lourdes Neto é a única portuguesa daquela sociedade.

O seu projeto no Facebook, criado no mês passado, "ainda só tem três membros", mas Maria de Lourdes acredita que irá crescer e espera que um dia seja possível realizar um grande encontro nacional.

Entretanto, "este ano prevejo passar o dia na terra natal e ter 17 amigas à volta dum bolo de 17 velas", contou, acrescentando que em vez de presentes quer que os amigos deem donativos para entregar ao Banco Alimentar de Portalegre.

Nos anos em que o seu dia de aniversário não consta no calendário, Maria Neto celebra a efeméride a 1 de março e garante que a maioria "dos bebés bissextos" fazem o mesmo, "porque a 28 de fevereiro ainda não tinham nascido".

A razão de existir dia 29 apenas de quatro em quatro anos é facilmente explicável e ensina-se na escola primária: o movimento de translação da terra em volta do sol é de 365,25 dias, "sobrando" por isso todos os anos seis horas. Ora de quatro em quatro anos, essas seis horas dão lugar ao dia 29 de fevereiro.

Tópicos
PUB