Mais de um milhão de pessoas festejaram o Ano Novo em Copacabana
Mais de um milhão de pessoas assistiram ao espectáculo de fogo-de-artifício nas areias de Copacabana, apesar da chuva e dos temores com a onda de violência que abala o Rio de Janeiro desde quinta-feira.
O público foi, no entanto, metade do registado no ano passado, segundo estimativas da polícia, devido ao mau tempo e à insegurança.
A queima de 24 toneladas de fogos de artifício na passagem do ano em Copacabana durou 16 minutos.
Os fogos foram disparados de oito balsas ancoradas a centenas de metros das areias da praia de Copacabana por razões de segurança.
Segundo a Riotur, empresa responsável pela promoção do turismo na cidade do Rio de Janeiro, foram investidos 1,8 milhões de reais (cerca de 600 mil euros) na organização da festa de Copacabana, a mais famosa do Brasil.
No total, o "Reveillon" custou cinco milhões de reais (1,7 milhões de euros) à Câmara Municipal do Rio de Janeiro .
Em Ipanema, a apresentação da banda californiana "Black Eyed Peas" atraiu também mais de um milhão de pessoas.
O clima das festas foi tranquilo, sem registos de incidentes graves no Rio de Janeiro.
O policiamento foi reforçado em toda a cidade, após a onda de ataques a alvos policiais e civis promovida por facções criminosas no Rio de Janeiro.
Desde a madrugada da última quinta-feira, a série de atentados provocou a morte de 26 pessoas, sendo dez civis, dois policiais militares e 14 suspeitos , de acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Segurança Pública.