"Mal nascida" é o único filme português em competição em Veneza
"Mal Nascida", o último filme de João Canijo, estará em competição na Mostra de Veneza, sendo exibido a 5 de Setembro na secção "Horizontes", que abrange as obras mais inovadoras do festival.
Lúcia, a figura central do filme, é "uma mal nascida, uma mal amada e a eterna viúva do seu pai". Vive na esperança de "não dar descanso nem paz aos assassinos do pai" e "enlutada com a lembrança do crime e da traição da mãe", segundo o resumo distribuído pela produtora.
"Uma mãe que dá a vida devia dar ao mesmo tempo o amor incondicional, uma mãe devia dar a ilusão do amor absoluto. Se é a mãe a trair a confiança no amor, o ressentimento torna-se desmedido, só resta o rancor que cresce na espera da vingança, o rancor e o desejo de vingança tornam-se necessidades de sobrevivência", escreveu o realizador numa nota de intenções sobre o filme.
A actriz Anabela Moreira é Lúcia, num elenco que conta também com os actores Márcia Breia, Fernando Luís, Gonçalo Waddington e Tiago Rodrigues.
O filme foi produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal.
João Canijo, nascido em 1957, foi assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders e Alain Tanner, entre outros, dirigiu a sua primeira longa-metragem nos anos 80, "Três Menos Eu", tendo realizado ainda filmes como "Filha da Mãe" ou "Sapatos Pretos".
Em 2004, estreou no Festival de Cannes "Noite Escura", um filme protagonizado por Beatriz Batarda e Rita Blanco.