Malangatana recebe Ordem Eduardo Mondlane de Primeiro Grau

por Agência LUSA

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, atribuiu ao artista plástico moçambicano Malangatana Ngwenha a Ordem Eduardo Mondlane do 1º Grau, o mais alto galardão do Governo de Moçambique, em reconhecimento do trabalho desenvolvido nas artes plásticas.

A condecoração foi tornada pública terça-feira por ocasião do 70º aniversário do artista plástico, que procedeu ao lançamento da Fundação Malangatana Ngwenha, com sede em Matalana, sua terra natal, na província de Maputo.

Na altura, Guebuza descreveu Malangatana como "grande mestre" e "um homem que tem uma biografia gigantesca e uma galeria que exibe diplomas e medalhas nacionais e estrangeiras".

O chefe de Estado moçambicano destacou ainda a contribuição do pintor "nas diferentes esferas da vida" em Moçambique e no mundo.

Malangatana Ngwenha, igualmente poeta, é considerado uma das figuras mais emblemáticas das artes plásticas de Moçambique e tem obras patentes em diversos países ocidentais, incluindo Portugal.

Além de Malangatana, também o ex-primeiro-ministro moçambicano Pascoal Mocumbi e a atleta moçambicana Lurdes Mutola foram agraciados com a Ordem Eduardo Mondlane do 1º Grau.

pub