Malaposta estreia "A Casa de Mary", inspirada em romance de Maria Velho da Costa

Lisboa, 15 Abr (Lusa) - A peça de teatro "A Casa de Mary", inspirada na personagem com o mesmo nome do romance "Casas Pardas", de Maria Velho da Costa, estreia-se a 25 de Abril no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A obra publicada em 1977 por Maria Velho da Costa, Prémio Camões de 2002, evoca a época anterior e imediatamente posterior à revolução de 25 de Abril de 1974 pela voz de três mulheres - Elisa, Mary e Elvira - cujas histórias são apresentadas num registo próximo do monólogo dramático.

"Escolhi a Mary, por ser de todas as personagens a que está mais dentro de um ciclo vicioso social, que a obriga repetir o exemplo da mãe, fazer o casamento certo, ser boa mãe, não apostar numa carreira", disse hoje à Lusa a encenadora, Eunice Gonçalves Duarte, que adaptou o texto ao teatro.

Perante as mudanças sociais e políticas que acontecem à sua volta, Mary começa a sentir-se desconfortável na classe social a que pertence, por se aperceber de que não existe enquanto sujeito, mas apenas como imagem de luxo social.

"Momentos específicos" de canções de José Mário Branco ("Inquietação" e "Aqui Dentro de Casa"), de J.P. Simões ("Vestido Vermelho") e do Quinteto Tati ("Valsa Anti-Depressiva") acompanham "alguns momentos oníricos da personagem Mary", referiu a encenadora.

Recriando a atmosfera dos filmes musicais de Fred Astaire, a peça aborda a impossibilidade de a personagem Mary se afirmar como sujeito, parodiando a imagem feminina através do excesso.

Em cena estarão, além de Eunice Gonçalves Duarte, o actor Pedro Martinho e o guitarrista Kaj Gornitzka e também o público estará "dentro do ambiente privado da personagem", indicou.

"Todo o ambiente do cenário se expande à área do público, que estará dentro da casa de Mary, dentro do salão de baile de Mary", descreveu a encenadora.

"A Casa de Mary" estará em cena até 11 de Maio, às sextas-feiras e sábados às 22:00 e aos domingos às 17:00.

ANC.


PUB