Mangualde Hard Metal Fest apresenta pela primeira vez em Portugal os britânicos Satan

O Mangualde Hard Metal Fest, que se realiza no sábado, apresenta pela primeira vez a Portugal os britânicos Satan, num cartaz que conta ainda com os finlandeses Lord Vicar e os austríacos Schirenc Plays Pungent Stench.

Lusa /

Na sua 28.ª edição, o festival propõe 12 horas seguidas de concertos, num cartaz onde estão representados os diferentes subgéneros do metal, afirmou à agência Lusa o responsável pela organização do Mangualde Hard Metal Fest, José Rocha.

Naquele que é "o mais antigo festival de metal em atividade" no país, o destaque vai para os britânicos Satan, "banda dos anos 80 de `heavy metal` clássico", para os austríacos Shirenc Plays Pungent Stench, "banda mítica de `death metal` dos anos 90", e para os Lord Vicar, projeto de `doom` da Finlândia.

Segundo José Rocha, pelo festival, que decorre na localidade de Santo André, próxima de Mangualde, passam também os franceses Gorgon, os alemães Noturnal e os italianos Deathless Legacy.

Black Mass Pervertor, Gwydion, Wanderer, Sollust, Cape Torment e Mordaça são outros dos nomes confirmados para o certame deste ano.

O festival começa às 15:00 e termina por volta das 03:00, sendo uma espécie de "maratona de metal", com 12 horas quase ininterruptas de concertos daquele género musical, sublinhou o responsável.

De acordo com José Rocha, ao festival vão pessoas "de todos os cantos do país", assim como alguns espanhóis e emigrantes.

"Sermos uma cidade do interior causa-nos grandes dificuldades, até porque o interior está cada vez mais despovoado", notou, realçando, porém, que há uma fidelização de público, graças às quase três décadas de festival.

"Há pessoas que nos visitam desde a primeira edição e outros que começaram a meio e nunca mais deixaram de comparecer", sublinhou.

O bilhete para o festival custa entre 25 e 30 euros e pode ser comprado através de plataformas digitais ou em espaços associados.

Tópicos
PUB