EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

"Manifesto do Surrealismo" de André Breton será leiloado em Paris

"Manifesto do Surrealismo" de André Breton será leiloado em Paris

Paris, 28 Jan (Lusa) - O manuscrito de "Manifesto do Surrealismo", do escritor francês André Breton, será leiloado a 20 de Maio em Paris, juntamente com outros nove manuscritos da sua autoria, indicou hoje a leiloeira Sotheby`s.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O texto de 24 páginas que definiu, em 1924, "de uma vez por todas", a inspiração e a filosofia do grupo dos surrealistas, tem um preço estimado de entre 300 mil e 500 mil euros, de acordo com a empresa que realizará o leilão.

O segundo "tesouro" da colecção, publicado também em 1924 no mesmo volume do "Manifesto do Surrealismo", chama-se "Poisson Soluble", a maior experiência de escrita automática de Breton.

Os 32 textos que compõem "Poisson Soluble", em que o poeta defendeu que "o valor da imagem depende da beleza do fulgor obtido", têm um preço estimado de entre 200 mil e 300 mil euros.

Os manuscritos que serão licitados a 20 de Maio na capital francesa provêm da colecção de Simone Collinet, primeira mulher do artista e testemunha directa da evolução dos poetas "dadaístas" em direcção ao surrealismo.

ANC.


PUB