Manoel de Oliveira vai receber honoris causa pela Universidade Paris 8
Porto, 30 mar (Lusa) -- O cineasta Manoel de Oliveira vai receber terça-feira o doutoramento honoris causa pela Universidade Paris 8, em Saint-Denis, França, vendo o português o nome inscrito numa lista restrita de personalidades do mundo da política e da arte.
Em antecipação à Agência Lusa, o adido cultural do Consulado Francês do Porto, Bernard Despomaderes, anuncia que, terça-feira, a Universidade Paris 8 "vai conceder a Manoel de Oliveira o título de Doutor Honoris Causa".
Segundo o adido cultural, esta universidade francesa "é a herdeira, desde 1980, do famoso Centro Experimental de Vincennes, criado a seguir ao Maio de 1968", sendo especializada nas ciências da cultura e acolhendo 21 mil estudantes e mais de mil professores e investigadores.
"Manoel de Oliveira vê assim o seu nome inscrito numa lista restrita, ao lado de 20 personalidades do mundo da política e das artes entre as quais Nelson Mandela, Emmanuel Nunes, Jürgen Habermas ou Youssef Chahine", acrescenta.
Nascido no Porto, o cineasta português, atualmente com 103 anos, recebeu já o honoris causa pela Universidade do Algarve, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade Portucalense do Porto.
Sendo o realizador mais velho do mundo em atividade, Manoel de Oliveira é autor de mais de 30 longas-metragens, sendo a primeira Aniki Bóbó, datada de 1942.