Manuel Alegre receberá doutoramento `honoris causa` da Universidade de Pádua

O escritor Manuel Alegre irá receber um doutoramento `honoris causa` da Universidade de Pádua, em Itália, revelou hoje à agência Lusa a editora D. Quixote.

Lusa /

O poeta será doutorado `honoris causa` em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas, seis anos depois de a Universidade de Pádua ter criado a Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas.

O senado da Universidade de Pádua aprovou na semana passada a atribuição daquele título académico a Manuel Alegre e também ao realizador norte-americano Steven Spielberg, ao investigador polaco Krzysztof Matyjaszawski e à ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz 2014.

Para a editora portuguesa, esta "importante distinção para o autor de `Praça da Canção`" surge na sequência do trabalho desenvolvido em torno da obra de Manuel Alegre pela Universidade de Pádua, depois de criada aquela cátedra.

Não foi ainda divulgada a data em que o autor receberá o doutoramento.

Manuel Alegre, 80 anos e meio século de vida literária, foi homenageado e distinguido recentemente com três prémios literários de relevo: Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e Grande Prémio de Literatura dst.

Pelo conjunto da sua obra, Manuel Alegre - nome histórico ligado ao PS - foi distinguido em 1999 com o Prémio Pessoa.

 

 

Tópicos
PUB