Manuel Mozos faz documentário sobre Aldina Duarte

***Áudio disponível em www.lusa.pt ***

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Lisboa, Nov (Lusa) - O realizador Manuel Mozos está a finalizar dois documentários, um sobre a fadista Aldina Duarte e outro sobre espaços abandonados, isto numa altura em que antestreia a longa-metragem "4 Copas" no Estoril Film Festival.

"Aldina Duarte: Princesa prometida", produzido pela Midas Filmes, partiu de uma ideia de Maria João Seixas, explicou à agência Lusa o realizador, autor do documentário "José Cardoso Pires: Diário de bordo".

"O filme estrutura-se à base de um concerto feito especialmente para as filmagens, com a entrevista e duas conversas, uma com a mãe da Aldina e outra com Jorge Silva Melo, e depois com sítios importantes para a Aldina", disse Manuel Mozos, referindo que o título deste documentário televisivo remete para um dos fados do álbum "Mulheres ao espelho".

O segundo projecto documental intitula-se "Ruínas", em que Manuel Mozos explora a ideia de abandono, num sentido mais figurado, embora as filmagens se tenham centrado sobretudo em edifícios e estruturas.

"A ideia não é sobre ruínas, sobre coisas que estão caídas. Acabei por me concentrar em edifícios e estruturas, mas a ideia passava por coisas abandonadas, profissões, coisas fora de circulação", sublinhou o realizador.

Com uma carreira com mais de vinte anos dedicados ao cinema, em montagem, realização e escrita de argumento, Manuel Mozos fez ficções - como "Xavier", "Quando Troveja" e "4 Copas", curtas-metragens, telediscos e documentários, entre os quais "Cinema Português" (1997) e "Censura: alguns cortes" (1999).

SS.


PUB