Manuela Júdice lança obra ilustrada sobre Fernando Pessoa para crianças

O livro "O meu primeiro Fernando Pessoa", de Manuela Júdice, reúne um conjunto de poemas ilustrados e de textos simples sobre os momentos fundamentais da vida de uma das maiores figuras da literatura portuguesa.

Agência LUSA /

A obra, que tem a chancela da editora Dom Quixote, vai ser lançada quarta-feira com a presença da autora, do ilustrador do livro, Pedro Proença, e um grupo de crianças da Escola do Bairro de São Miguel.

Em declarações à Agência Lusa, a autora, ex-directora da Casa Fernando Pessoa, realçou que a originalidade do livro está justamente na junção de poemas, textos explicativos sobre o autor e as ilustrações.

"Já existem alguns livros com selecções da poesia de Fernando Pessoa para crianças e outros que abordam a vida do poeta, mas este reúne ambos, acrescentando-lhe as ilustrações", observou a autora, que se estreia na área dos livros infantis.

Manuela Júdice explicou ter aceite, há dois anos, o convite de Rita Cruz, responsável pelas edições infantis na Dom Quixote, para criar um livro sobre Fernando Pessoa para a colecção "O Meu Primeiro".

Depois de fazer uma pesquisa sobre vários livros no género, decidiu reunir um conjunto de poemas de Fernando Pessoa normalmente escolhidos para crianças "e outros um pouco mais complexos".

"Quis fazer uma antologia mas que não fosse limitada aos chamados poemas infantis do Pessoa. Com o apoio dos pais ou dos professores, as crianças conseguem perceber", frisou, acrescentando ter decidido ir mais longe e apresentar os heterónimos de Pessoa.

De forma acessível, a autora explica que Fernando teve um irmão que morreu quando ainda era pequenino e "ficou a viver com a mãe, a avó e as criadas. Todas gostavam muito dele, mas ele estava sozinho, sem outros meninos para brincar, e começou a inventar amigos com quem conversava".

Na obra, Manuela Júdice explica que Fernando Pessoa "nunca se casou nem teve filhos. Gostava tanto da vida livre de escritor, dedicava tanto tempo à sua poesia que preferiu ficar solteiro".

Apesar de não ter tido filhos, o poeta escreveu para crianças, nomeadamente filhos de amigos e para a sobrinha Manuela, a quem chamava Mimi.

Além de "O Monstrengo", "Canções para acordar crianças (poemas para Lili)", "A Íbis", "Liberdade", "A Fada das Crianças", "O Soba de Bicá", "Poema Pial", "Havia um Menino", há também uma primeira abordagem à "Ode Marítima".

"O meu primeiro Fernando Pessoa" vai ser apresentado quarta- feira, na Livraria Bulhosa, pela escritora Isabel Alçada, na presença das crianças que tomaram contacto com o livro pela primeira vez, das turmas do 3º e 4ºciclos da Escola do Bairro de São Miguel.

PUB