Marco Martins estreia hoje a peça "Actores" em Lisboa

Lisboa, 11 jan (Lusa) - "Actores", a peça coletiva encenada por Marco Martins, que expõe as fragilidades, a versatilidade e labor da representação, estreia-se hoje no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Lusa /

Em cena, em Lisboa, até ao dia 28, "Actores" é o resultado de um trabalho de escrita dos atores Bruno Nogueira, Luísa Cruz, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço, sobre a vida de um ator, a partir das experiências pessoais de cada um dos intérpretes.

Depois de Lisboa, a peça seguirá para o Porto, no Teatro Nacional de São João, de 07 a 10 e fevereiro, e que está esgotado. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, será apresentada em Ovar.

"Apeteceu-me fazer este género de olhar retrospetivo sobre os percursos de cada ator. Achei bonito essa ideia de não ir buscar os momentos mais marcantes, não queria um `best of`, mas os momentos que para eles tinham sido mais significativos", explicou Marco Martins à agência Lusa.

Marco Martins, que está presente em cena no papel de encenador, quis explorar essa "máquina emocional que é o ator", pegando na memória de cada um deles e transformando-a em ficção.

A atriz Luísa Cruz coassinou o trabalho criativo de "Actores", mas acabou por ter de abandonar o projeto por exaustão, por acumular outros trabalhos, uma situação que Marco Martins diz ser representativa do que é ser ator em Portugal.

Em palco, no lugar de Luísa Cruz e a contar as histórias dela, surge a atriz Carolina Amaral.

"Fazemos um teatro de grande qualidade em Portugal e em condições muito difíceis, que não se comparam com os outros países europeus, pelo menos", opinou Marco Martins elogiando o "caráter autoral e identitário muito forte", como no cinema português.

Mas do lado da representação, "os atores são muito vítimas da precariedade do trabalho".

Tópicos
PUB